Browsing by Issue Date, starting with "2013-07-04"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Para uma experiência estética em contexto educativo: trabalho de projectoPublication . Ploux, Clara das Neves Aires Cabrita; Rosa, Armando Nascimento; Mota, JoãoO presente trabalho de projeto completa o percurso criativo levado a cabo com alunos de teatro no Liceu Francês Charles Lepierre, durante o ano lectivo 2011/12, que conduziu à apresentação de três objetos artísticos. A abordagem teórica aqui desenrolada centra-se na necessidade de pesquisar e analisar em que termos se pode levar o teatro à sala de aula, a partir da sua especificidade artística. Para tal, a análise proposta inicia-se no conceito de estética, ao interrogar as suas categorias, para abordar em seguida as diferentes dimensões da experiência estética e as suas aplicações práticas. Estas observações são então aplicadas ao percurso criativo em contexto escolar, através de uma dialéctica desenvolvida entre este e as diversas fases da experiência estética, permitindo aos alunos de explorarem a sua própria criatividade e os processos sinergéticos envolvidos neste percurso.
- Para uma dramaturgia da voz e do silêncioPublication . Rocha, Maria João Ramalho; Antunes, DavidPelas suas características físicas, a voz estabelece uma relação tátil entre os participantes de um espetáculo - atores e público - unindo-os fisicamente. Por outro lado, podemos decidir viver de olhos fechados, na escuridão, mas não nos é dada a liberdade de viver em silêncio. Assim, é surpreendente que, em teatro, a dramaturgia da voz e do silêncio esteja subalternizada em relação à dramaturgia do texto, do movimento, do corpo, da luz, dos figurinos ou da cenografia. Ainda mais surpreendente é o facto de, na generalidade, quando se fala em dramaturgia do som, haver uma preocupação maior com os ruídos ou a música do que com voz ou o silêncio. Nesta Dissertação, procuro encontrar e analisar contributos para uma reflexão sobre as questões da dramaturgia da voz e do silêncio, que agrupo nos seguintes capítulos: Teatro e Comunicação; Teatro - o som e a imagem; A voz e a palavra; Gritos e murmúrios; Ritmo, energia e vibração; Silêncio - presença e ausência.