Repository logo
 
Publication

Género e a autonomia das crianças em creche: conceções de educadoras de infância

dc.contributor.authorCardoso, Sandra
dc.date.accessioned2020-05-27T10:48:58Z
dc.date.available2020-05-27T10:48:58Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNeste artigo caracteriza-se as conceções sociais de educadoras de infância sobre a autonomia das crianças até aos 3 anos. Especial atenção será dada às questões de género no percurso da autonomia. O quadro teórico metodológico deste estudo convoca uma perspetiva que estabelece o diálogo entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que se consubstancia num estudo de caso com um grupo de quatro educadoras de infância que trabalham em creche numa instituição particular de solidariedade social do concelho de Almada. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas a observação, a consulta documental e focus group. Os resultados apontam para a existência de estereótipos de género nas conceções e práticas pedagógicas das profissionais de educação. A identificação desses estereótipos permitirá questionar essas categorias e impedir os efeitos na prática pedagógica, contribuindo para uma educação de infância pensada como um espaço democrático.pt_PT
dc.description.abstractAbstract In this article, we characterized the social conceptions of childhood educators about the autonomy of children up to 3 years. Special attention will be given to gender issues in the autonomous route. The methodological theoretical framework of this study calls a perspective establishing dialogue between the Education of Children and the Sociology of Childhood. From a methodological point of view, it is a qualitative research which consists of a case study with a group of four kindergarten teachers working in day care in a private institution of social solidarity in Almada county. As data collection techniques were used observation, document research and focus groups. The results point to the existence of gender stereotypes in pedagogical conceptions and practices of education professionals. The identification of these stereotypes will question these categories and prevent the effects on pedagogical practice, contributing to childhood education thought of as a democratic space.pt_PT
dc.description.abstractRésumé Dans cet article, nous avons caractérisé les conceptions sociales des éducateurs de la petite sur l'autonomie des enfants jusqu'à 3 ans. Une attention particulière sera accordée aux questions de genre dans la voie autonome. Le cadre théorique méthodologique de cette étude appelle une perspective établir un dialogue entre l'éducation des enfants et de la sociologie de l'enfance. D'un point de vue méthodologique, il est une recherche qualitative qui consiste en une étude de cas avec un groupe de quatre enseignants de maternelle travaillant dans les soins de jour dans une institution privée de solidarité sociale Almada. Comme les techniques de collecte de données ont été utilisés l'observation, la recherche de documents et de groupes de discussion. Les résultats indiquent l'existence de stéréotypes sexistes dans les conceptions et les pratiques des professionnels de l'éducation pédagogique. L'identification de ces stéréotypes se remettre en question ces catégories et de prévenir les effets sur la pratique pédagogique, ce qui contribue à l'éducation enfance pensée comme un espace démocratique.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, S. (2018). Género e a autonomia das crianças em creche: Conceções de educadoras de infância. In C. Tomás, T. Almeida & D. Lino (Coords.), Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologia. (pp. 440-468) .Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-05-3 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.041pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.041pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-05-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11731
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/e-book_final_compressed_0.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectEstereótipos de géneropt_PT
dc.subjectConceções sociaispt_PT
dc.subjectEducadoras de infânciapt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectGender stereotypespt_PT
dc.subjectSocial conceptionspt_PT
dc.subjectKindergarten teacherspt_PT
dc.subjectEnfantspt_PT
dc.subjectAutonomiept_PT
dc.subjectStéréotypes de genrept_PT
dc.subjectConceptions socialespt_PT
dc.subjectÉducatrices de la petite enfancept_PT
dc.titleGénero e a autonomia das crianças em creche: conceções de educadoras de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage468pt_PT
oaire.citation.startPage440pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: Diálogos entre Pedagogia, Psicologia e Sociologiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Género e a autonomia das crianças em creche�Educação e Práticas Pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos_e-book.pdf
Size:
417.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format