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Da comunicação popular

dc.contributor.authorJustino, Lucília José
dc.date.accessioned2014-07-25T14:24:36Z
dc.date.available2014-07-25T14:24:36Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractAs manifestações públicas de cultura popular têm sido abordadas por diferentes áreas do conhecimento (antropologia, sociologia, história, etnografia e outras), mas as ciências da comunicação têm-lhes dado relativamente menos atenção. Do estudo de festas populares, sobretudo na investigação literária da sua matriz religiosa, passamos à investigação e à análise dos processos comunicacionais destas manifestações. O encontro com uma nova área das ciências da comunicação, a folkcomunicação, foi decisivo para a opção por paradigmas e instrumentos de análise que nos têm apoiado na investigação em curso sobre comunicação popular. Este texto tem como principal objectivo apresentar a origem e a evolução desta teoria comunicacional, Folkcomunicação, teoria inspirada na Escola de Chicago. Trata-se de um artigo teórico/conceptual, resultado de pesquisa bibliográfica e análise do Estado da Arte em relação à cultura popular e à folkcomunicação.por
dc.description.abstractPublic demonstrations of popular culture have been addressed by different fields of knowledge (anthropology, sociology, history, ethnography and others), but communication sciences seldom reflect upon them. From the study of popular festivals, especially in literary research of its religious matrix, we have researched communication processes of these events. The encounter with a new area of science communication, folkcommunication, was decisive in the choice of paradigms and analysis tools that have supported us in the ongoing research into popular communication. The purpose of this paper is to present the rationale and evolution of this communication theory, Folkcommunication, inspired by the Chicago School of Commmunication. This article deals with the theoretical framework, outcome of the bibliographical research and of the State of the Art in relation to popular culture and folkcommunication.por
dc.identifier.citationJustino, Lucília José (2013) “Da Comunicação Popular”, Revista Internacional de Folkcomunicação, vol.11 nº 24, pp.10-28por
dc.identifier.issn1807-4960
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3714
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAgência de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossapor
dc.relation.publisherversionhttp://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=folkcom&page=article&op=view&path[]=1656&path[]=1172por
dc.subjectCulturapor
dc.subjectReligiõespor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectFolkcomunicaçãopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectReligionspor
dc.subjectCommunicationpor
dc.titleDa comunicação popularpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage28por
oaire.citation.startPage10por
oaire.citation.titleRevista Internacional de Folkcomunicaçãopor
oaire.citation.volumevol.11 nº 24por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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