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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O crescimento de utilizadores na internet e redes sociais
levou instituições do setor da saúde a utilizar estes canais de
comunicação para se aproximar dos utentes. Em Portugal, é
responsabilidade das Unidades de Saúde Pública (USP), integradas nos
Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), a gestão de programas de
intervenção no âmbito da prevenção, promoção e proteção da
saúde da população. Este trabalho pretende identificar e analisar a
presença online das USP, em Portugal Continental, nomeadamente a
utilização de websites e redes sociais.
Material e métodos: Para este estudo exploratório foi efetuada uma recolha de dados através de pesquisa no motor de busca Google® e na rede social Facebook® pelo nome de todas as USP ativas em Portugal Continental (n=55). O nome de cada USP foi obtido através da listagem existente de ACeS e Unidades Locais de Saúde (ULS) disponível na área institucional do Portal do Serviço Nacional de Saúde. Recolheram-se dados para a caracterização geral dos websites, nomeadamente: presença de logotipo; identificação do propósito do website/unidade; informações de contato, localização, equipa de profissionais, serviços prestados, fase de acreditação, existência de elementos multimédia como vídeos e áudios, verificação da acessibilidade. Os websites foram ainda analisados de acordo com a posição indexada em motor de busca e georreferenciação em Google Maps®. Não foram consideradas páginas padronizadas que apenas continham uma apresentação da unidade funcional e contactos.
Resultados: Entre as 55 USP analisadas, apenas em 15 (27,3%) foram identificados websites específicos, sendo oito destes integrados em websites de ACeS/ULS. Quanto à informação disponibilizada nos websites: nove unidades apresentam logotipo (60%); 10 têm disponível o seu propósito ou do website (66,7%); 12 (80%) têm contactos, 10 (66,7%) têm a localização, 11 (73,3%) apresentam os seus recursos humanos; oito (53,3%) referem que serviços prestavam; três (20%) disponibilizam vídeos ou conteúdos áudio e apenas uma menciona questões relacionadas com a acessibilidade. Observa-se também que apenas sete USP (12,7%) apresentam resultados pesquisáveis através da aplicação Google Maps®. Duas unidades (3,6%) têm página na rede social Facebook® ativa (com publicações datadas de 2019), mas apenas uma regista atividade, todos os meses. Apenas uma USP está presente, simultaneamente, nas redes sociais e com website. As duas USP acreditadas apresentam website, sem presença nas redes sociais.
Discussão: Neste estudo pretendeu-se reproduzir a procura de informação realizada pela população, não tendo sido contactadas diretamente quaisquer unidades funcionais. Como tal, poderão existir canais de comunicação não identificados neste estudo. Contudo, não é feita uma análise das possíveis razões para a escassa presença online das USP portuguesas.
Conclusão: As USP parecem não valorizar a presença nos canais de comunicação online, quer através de websites próprios, georreferenciação ou redes sociais. Considera-se importante compreender os motivos dessa ausência e capacitar estas unidades de recursos humanos, materiais e financeiros que permitam uma adequada utilização destes canais de comunicação online, investindo na formação contínua aos profissionais responsáveis pela sua gestão.
Material e métodos: Para este estudo exploratório foi efetuada uma recolha de dados através de pesquisa no motor de busca Google® e na rede social Facebook® pelo nome de todas as USP ativas em Portugal Continental (n=55). O nome de cada USP foi obtido através da listagem existente de ACeS e Unidades Locais de Saúde (ULS) disponível na área institucional do Portal do Serviço Nacional de Saúde. Recolheram-se dados para a caracterização geral dos websites, nomeadamente: presença de logotipo; identificação do propósito do website/unidade; informações de contato, localização, equipa de profissionais, serviços prestados, fase de acreditação, existência de elementos multimédia como vídeos e áudios, verificação da acessibilidade. Os websites foram ainda analisados de acordo com a posição indexada em motor de busca e georreferenciação em Google Maps®. Não foram consideradas páginas padronizadas que apenas continham uma apresentação da unidade funcional e contactos.
Resultados: Entre as 55 USP analisadas, apenas em 15 (27,3%) foram identificados websites específicos, sendo oito destes integrados em websites de ACeS/ULS. Quanto à informação disponibilizada nos websites: nove unidades apresentam logotipo (60%); 10 têm disponível o seu propósito ou do website (66,7%); 12 (80%) têm contactos, 10 (66,7%) têm a localização, 11 (73,3%) apresentam os seus recursos humanos; oito (53,3%) referem que serviços prestavam; três (20%) disponibilizam vídeos ou conteúdos áudio e apenas uma menciona questões relacionadas com a acessibilidade. Observa-se também que apenas sete USP (12,7%) apresentam resultados pesquisáveis através da aplicação Google Maps®. Duas unidades (3,6%) têm página na rede social Facebook® ativa (com publicações datadas de 2019), mas apenas uma regista atividade, todos os meses. Apenas uma USP está presente, simultaneamente, nas redes sociais e com website. As duas USP acreditadas apresentam website, sem presença nas redes sociais.
Discussão: Neste estudo pretendeu-se reproduzir a procura de informação realizada pela população, não tendo sido contactadas diretamente quaisquer unidades funcionais. Como tal, poderão existir canais de comunicação não identificados neste estudo. Contudo, não é feita uma análise das possíveis razões para a escassa presença online das USP portuguesas.
Conclusão: As USP parecem não valorizar a presença nos canais de comunicação online, quer através de websites próprios, georreferenciação ou redes sociais. Considera-se importante compreender os motivos dessa ausência e capacitar estas unidades de recursos humanos, materiais e financeiros que permitam uma adequada utilização destes canais de comunicação online, investindo na formação contínua aos profissionais responsáveis pela sua gestão.
Description
Keywords
Comunicação Saúde Pública Redes Sociais
Citation
Brito, D.V., & Garcia, A. (2019, out, 29). Comunicação e Saúde Pública no meio online: onde estão as Unidades de Saúde Pública?. Comunicação apresentada no XXV Encontro Nacional de Saúde Pública, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Publisher
Associação Portuguesa Para a Promoção da Saúde Pública