Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O ensino de guias performativos a crianças e o impacto no processo de memorização

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - Joana Shumova.pdf5.25 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - O presente Relatório de Estágio tem como objetivo dar a conhecer a experiência da estagiária, inserida no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio decorreu no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro, no ano letivo de 2016-17. Foram escolhidas três alunas de diferentes níveis de ensino para avaliar a prática letiva da estagiária enquanto docente de piano. Assim, foi feita a caracterização da escola e das alunas envolvidas no estágio, assim como a descrição das práticas educativas desenvolvidas ao longo do ano letivo. No final, apresenta-se uma análise crítica da atividade docente desenvolvida e a descrição das conclusões resultantes desta prática
Resumo II - A memorização é considerada por muitos professores e investigadores como uma parte importante da aprendizagem de uma obra musical, permitindo ao intérprete focar-se mais nos aspetos interpretativos. Para tal, o músico experiente usa “pontos de referência mentais” (guias performativos) criados durante o estudo da obra, sobre os quais pensa, conscientemente, durante a atuação. Partindo deste conceito, o objetivo deste trabalho é investigar de que forma os professores podem ajudar os alunos a incorporar, de forma mais eficiente, o uso de guias performativos no seu estudo e qual o impacto destes no processo de aprendizagem e memorização. Este projeto apresenta assim a seguinte estrutura: descrição do projeto, revisão da literatura, metodologia de investigação e modelo, apresentação e análise de resultados, conclusão e reflexão final.
Abstract I - This internship report aims to describe the experience of the intern, as part of the Master in Music Pedagogy at the Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa requirements. The internship was done at the Conservatório Regional do Algarve Maria Campina in Faro, during the academic year of 2016-17. Three students of different levels were chosen in order to evaluate the intern activity as a piano teacher. For this purpose, a description of the school and of the students involved in the internship was done, as well as a comprehensive explanation of the educational practices developed during the academic year. Finally, it was presented a critical analysis of the teaching activity that was developed during the internship and the description of the conclusions resulting from this experience.
Abstract II - Memorization is considered by many teachers and researchers an important part of the learning process of a musical piece, allowing the interpreter to focus more on the interpretative aspects of the performance. Therefore, the expert musician uses “mental landmarks” (performance cues) which were created during the learning process of the piece and will be consciously retrieved during performance. Based on this concept, the purpose of this document is to research in which way teachers can help students incorporating, in a more efficient manner, the use of performance cues in to their practice as well as their impact on the learning and memorization processes. This project presents the following structure: description of the project, literature review, research methodology and model, presentation and analysis of the data, conclusion and final considerations.

Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música

Keywords

Ensino de piano Aprendizagem Memorização Guias performativos Piano teaching Learning Memorization Performance cues

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa