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De que modo uma intervenção focada nas emoções pode alterar os comportamentos de autorregulação emocional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorFuertes, Marina
dc.contributor.authorAzevedo, Ana Rita Coelho
dc.date.accessioned2025-09-03T13:28:10Z
dc.date.available2025-09-03T13:28:10Z
dc.date.issued2025-04-02
dc.date.submitted2025-03-14
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
dc.description.abstractO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II e tem como objetivo documentar, de forma fundamentada e reflexiva, a minha prática educativa enquanto educadora-estagiária. O estágio decorreu ao longo de quinze semanas num estabelecimento educativo da rede privada, na resposta socioeducativa de Educação Pré-Escolar. A caracterização do contexto socioeducativo revelou a existência de desafios no domínio da expressão e regulação emocional das crianças, justificando assim, a necessidade de uma intervenção pedagógica direcionada para esta área. Neste sentido, foram delineadas três intencionalidades educativas fundamentais: promover a identificação e expressão emocional, fomentar a empatia e a resiliência e fortalecer o envolvimento das famílias no processo educativo. A partir desta análise, emergiu a problemática da investigação: de que modo uma intervenção focada nas emoções pode alterar os comportamentos de autorregulação emocional? Com o intuito de responder a esta questão, foi desenvolvida uma investigação de natureza mista, integrando abordagens qualitativas e quantitativas, com um grupo de vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos. A implementação da estratégia pedagógica “Torre das Emoções” revelou uma evolução significativa na identificação e expressão emocional das crianças, promovendo competências de autorregulação emocional. A triangulação dos dados permitiu concluir que uma abordagem estruturada à educação emocional contribui para o desenvolvimento da resiliência emocional e favorece a adaptação das crianças a diferentes situações do quotidiano. Adicionalmente, constatou-se que o envolvimento das famílias e a mediação intencional do educador, desempenham um papel essencial na consolidação destas aprendizagens. A reflexão sobre este percurso evidenciou o impacto da educação emocional na prática pedagógica e na construção da identidade profissional docente, destacando-se a importância de uma atuação educativa intencional, sustentada na observação, reflexão crítica e intervenção pedagógica fundamentada. Palavras-por
dc.description.abstractThe internship report presented appears within the scope of Supervised Professional Practice II and aims to portray in a reflective and well-founded way my educational practice as an intern-educator, over the course of fifteen weeks of pedagogical intervention in an educational establishment belonging to the private network, in the form of Pre-School Education, with a group of twenty-one children, aged between five and six years. Essential to my intervention process, this document contains the characterization of the socio-educational context in which the practice took place and, based on this characterization, the educational intentions outlined for the different participants in the educational process are presented, establishing the bases for my pedagogical action. Resulting from a continuous interpretative analysis of my observations and experiences throughout practice, I considered it pertinent to reflect on the importance of emotional self-regulation in child development, carrying out an investigation of a mixed nature, focused on the influence of an intervention focused on emotions on children's ability to manage their emotions and behaviors by formulating the problem: How can an intervention focused on emotions change emotional self-regulation behaviors? Through the application of various data collection techniques and instruments, such as interviews with the collaborating teacher and the implementation of the “Tower of Emotions” pedagogical strategy, it was possible to analyze the evolution of children's identification and emotional expression. Data triangulation allowed us to conclude that a structured approach to emotional education favors the development of emotional resilience and improves children's adaptation to different everyday situations. Furthermore, it was found that family involvement and educator mediation play a crucial role in consolidating this learning. Finally, an analysis and reflection on my academic trajectory and professional practice is presented, highlighting the contributions to the construction of my teaching professionalism and personal and social training. In conclusion, the main lessons learned from this process and future challenges in implementing emotional education in the preschool context are outlined.eng
dc.identifier.tid203950194
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22102
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectAutorregulação emocional
dc.subjectIntervenção pedagógica
dc.subjectDesenvolvimento infantil
dc.subjectEmotional self-regulation
dc.subjectPedagogical intervention
dc.subjectChild development
dc.titleDe que modo uma intervenção focada nas emoções pode alterar os comportamentos de autorregulação emocional
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

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