Repository logo
 
Publication

O educador de Infância também “brinca”?

dc.contributor.advisorRosa, Manuelapor
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Filipa Da Cruz
dc.date.accessioned2014-11-28T11:13:56Z
dc.date.available2014-11-28T11:13:56Z
dc.date.issued2014-07
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática Profissional Supervisionada, na frequência do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este tem como principal objetivo a realização de uma análise reflexiva e crítica de todo o trabalho de intervenção realizado ao longo das duas práticas profissionais supervisionadas, Creche e Jardim-de- Infância, que decorreram entre janeiro e maio de 2014, dando especial destaque a todos os intervenientes que contribuíram para este processo formativo. Intitulado como, “ O Educador de Infância também “brinca”?”, este relatório tem como objetivo ilustrar, analisar e fundamentar as relações pedagógicas estabelecidas ao longo da minha Prática Profissional. A temática de aprofundamento e reflexão surgiu de uma observação realizada nos diferentes contextos educativos. As educadoras cooperantes mantinham e valorizavam a promoção de relações de proximidade e confiança, tendo por base a afetividade. Era notória a predisposição do adulto em brincar e envolver-se no “mundo” da criança. Por ser algo que valorizo bastante numa relação pedagógica, e por ter sido, também, desde o início, uma das minhas preocupações, criar relações sólidas e de confiança com os grupos de crianças, ao longo desta problemática irei mostrar evidências da minha prática educativa, bem como das relações estabelecidas com as crianças. Como técnicas de recolha de informação, para o estudo apresentado, recorri à observação das crianças e à entrevista, tendo como principal preocupação o envolvimento nas brincadeiras das crianças.por
dc.description.abstractAbstract The present report emerges in extent of the Curricular Unit of Supervised Professional Practice for masters in Infantile Education. It's main goal is to do reflexive and critical analysis of all the intervention work done throughout the two professional supervised practices, nursery, kindergarten, that happened between January and May of 2014, giving special spotlight to all involved in this formative process. Entitled as, "Can Preschool teachers also "play"?", this report has the purpose of illustrating, analyzing and grounding pedagogical relationships established throughout my Professional Practice. This deepening topic came from an observation of different educational contexts. The cooperative educators preserved and valued the promotion of closeness and trust relationships based on affection. The predisposition of the adults to play and get involved on the child's "world" was conspicuous. Being something I value so much on a pedagogical relationship, and also for being from the beginning one of my concerns; creating solid relationships and with a sense of trust with all groups of children, in this issue I will show evidences of my educational practice as well as the relationship established with the children. As information source for this study I observed the children and did interviews, being that my main concern was the involvement in child's play.en
dc.identifier.tid201346346pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3980
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectRelação pedagógicapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEducadorpor
dc.subjectBrincadeirapor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectPedagogical relationshipspor
dc.subjectChildrenen
dc.subjectEducationen
dc.subjectPlayen
dc.subjectAffectionen
dc.titleO educador de Infância também “brinca”?por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O educador de Infância também brinca.pdf
Size:
5.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: