Repository logo
 
Publication

Produção de sentido na linguagem audiovisual através da montagem

dc.contributor.authorBarbosa, Paulo Alexandre Rosa Amorim
dc.date.accessioned2014-01-20T13:11:46Z
dc.date.available2014-01-20T13:11:46Z
dc.date.issued2011-10
dc.description.abstractEste texto é sobre os problemas e as soluções associadas com a produção de sentido de modo cinematográfico nos discursos audiovisuais. O enfoque centra-se na resposta à pergunta de como o texto e leitor criam o sentido e não tanto em qual é o significado do texto. Associado a este objectivo propomos identificar os limites expressivos do discurso cinematográfico que não recorre à verbalização e as capacidades que a linguagem cinematográfica tem vindo a desenvolver para exprimir conceitos cada vez mais complexos apesar de a representação visual estar limitada ao registo visual de objectos, pessoas e acções. Este estudo insere-se no campo da retórica visual e da literacia visual que se dedicam ao estudo dos processos através dos quais se produz, manipula e interpreta sentido através das imagens. No entanto porque estamos a estudar um discurso que se organiza no tempo e que contêm a imagem, palavra e som podemos inserir este estudo na disciplina da Retórica cinematográfica que é uma área científica contida dentro da semiótica e que se dedica ao estudo sobre porquê e como é que o discurso audiovisual produz sentido. O motivo que deu origem a este estudo tem origem no ensino de cadeiras sobre linguagem audiovisual a alunos universitários que tiveram doze anos de alfabetização mas nunca reflectiram sobre como se exprimem ideias sem o uso da palavra uma vez que o principal objectivo da escolaridade é tornar os alunos capazes de saberem interpretar e expressarem-se através da linguagem verbal. A consequência deste processo de aprendizagem é que quando se pede a uma pessoa com formação literária para se expressar num discurso audiovisual deparamos com filmes onde o sentido do discurso é feito com base no texto que é verbalizado numa voz off ou nos diálogos que são ditas por personagens de uma ficção.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/3126
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectDiscursos audiovisuaispor
dc.subjectDiscursos cinematográficospor
dc.subjectLinguagem audiovisualpor
dc.subjectLinguagem cinematográficapor
dc.subjectLiteracia visualpor
dc.subjectRetórica cinematográficapor
dc.subjectRetórica visualpor
dc.subjectSemióticapor
dc.titleProdução de sentido na linguagem audiovisual através da montagempor
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
person.familyNameBarbosa
person.givenNamePaulo Alexandre Rosa Amorim
person.identifier.ciencia-id1817-2374-D13B
person.identifier.orcid0000-0002-0327-7182
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typereportpor
relation.isAuthorOfPublication899cc0c3-f23b-4ca9-93bd-74949afc2560
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery899cc0c3-f23b-4ca9-93bd-74949afc2560

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Producao_sentido_linguagem_audiovisual.pdf
Size:
5.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: