dc.contributor.author | Barbosa, Paulo Alexandre Rosa Amorim | |
dc.date.accessioned | 2014-01-20T13:11:46Z | |
dc.date.available | 2014-01-20T13:11:46Z | |
dc.date.issued | 2011-10 | |
dc.description.abstract | Este texto é sobre os problemas e as soluções associadas com a produção de sentido de modo cinematográfico nos discursos audiovisuais. O enfoque centra-se na resposta à pergunta de como o texto e leitor criam o sentido e não tanto em qual é o significado do texto. Associado a este objectivo propomos identificar os limites expressivos do discurso cinematográfico que não recorre à verbalização e as capacidades que a linguagem cinematográfica tem vindo a desenvolver para exprimir conceitos cada vez mais complexos apesar de a representação visual estar limitada ao registo visual de objectos, pessoas e acções. Este estudo insere-se no campo da retórica visual e da literacia visual que se dedicam ao estudo dos processos através dos quais se produz, manipula e interpreta sentido através das imagens. No entanto porque estamos a estudar um discurso que se organiza no tempo e que contêm a imagem, palavra e som podemos inserir este estudo na disciplina da Retórica cinematográfica que é uma área científica contida dentro da semiótica e que se dedica ao estudo sobre porquê e como é que o discurso audiovisual produz sentido. O motivo que deu origem a este estudo tem origem no ensino de cadeiras sobre linguagem audiovisual a alunos universitários que tiveram doze anos de alfabetização mas nunca reflectiram sobre como se exprimem ideias sem o uso da palavra uma vez que o principal objectivo da escolaridade é tornar os alunos capazes de saberem interpretar e expressarem-se através da linguagem verbal. A consequência deste processo de aprendizagem é que quando se pede a uma pessoa com formação literária para se expressar num discurso audiovisual deparamos com filmes onde o sentido do discurso é feito com base no texto que é verbalizado numa voz off ou nos diálogos que são ditas por personagens de uma ficção. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/3126 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Escola Superior de Comunicação Social | por |
dc.subject | Audiovisual | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Discursos audiovisuais | por |
dc.subject | Discursos cinematográficos | por |
dc.subject | Linguagem audiovisual | por |
dc.subject | Linguagem cinematográfica | por |
dc.subject | Literacia visual | por |
dc.subject | Retórica cinematográfica | por |
dc.subject | Retórica visual | por |
dc.subject | Semiótica | por |
dc.title | Produção de sentido na linguagem audiovisual através da montagem | por |
dc.type | report | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Barbosa | |
person.givenName | Paulo Alexandre Rosa Amorim | |
person.identifier.ciencia-id | 1817-2374-D13B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0327-7182 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | report | por |
relation.isAuthorOfPublication | 899cc0c3-f23b-4ca9-93bd-74949afc2560 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 899cc0c3-f23b-4ca9-93bd-74949afc2560 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Producao_sentido_linguagem_audiovisual.pdf
- Size:
- 5.27 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: