Repository logo
 
Publication

O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB)

dc.contributor.advisorHortas, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorAlmeida, Diana Sofia Salgueiro
dc.date.accessioned2020-02-17T11:07:51Z
dc.date.available2020-02-17T11:07:51Z
dc.date.issued2019-12-19
dc.descriptionRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada II, no mestrado do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é realizada uma descrição e análise critica das práticas desenvolvidas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e apresentado um estudo investigativo desenvolvido no 1.º Ciclo de Ensino Básico com o tema: O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB). O estudo surge da identificação das fragilidades no conhecimento do meio local e das dificuldades de localização e orientação espacial, numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação decorreu ao longo de sete semanas, com diferentes atividades interdisciplinares que culminaram no presente estudo. As atividades no âmbito deste estudo encontram-se organizadas em três momentos: (i) diagnóstico; (ii) atividades de desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial; (iii) ficha final. As atividades realizadas tiveram sempre como foco o recurso ao meio local para o desenvolvimento de diversas competências, nomeadamente de localização e orientação espacial. Os resultados do processo, assim como os obtidos nos exercícios finais, permitem verificar a evolução dos alunos ao nível do conhecimento e representação do seu bairro, e na capacidade de mobilizar competências para a localização e orientação espacial com recurso à planta do bairro.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice II Curricular Unit, in the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd CBE. This paper presents a description and critical analysis of the practices developed in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education and anchors an investigative study developed in the 1st Cycle of Basic Education with the theme: The local environment as a resource for the development of location and spatial orientation skills (1st Cycle of Basic Education). The study arises from the identification of weaknesses in the knowledge of the local environment and the difficulties regarding location and spatial orientation, in a class of the 1st cycle of basic education. This investigation took place over seven weeks, with different interdisciplinary activities that culminated in the present study. The activities under this study are organized in three stages: (i) diagnosis; (ii) location and spatial orientation skills development activities; (iii) final form. The activities carried out have always focused on the use of the local environment for the development of various skills, namely localization and spatial orientation. The results of the process, as well as those obtained in the final exercises, allow us to verify the students' evolution in terms of knowledge and representation of their neighborhood, and in the ability to mobilize skills for localization and spatial orientation using the neighborhood plan.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, D. S. S. (2019). O meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB) (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/11102pt_PT
dc.identifier.tid202366928
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11102
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMeio localpt_PT
dc.subjectRepresentações do bairropt_PT
dc.subjectEstratégias pedagógico-didáticaspt_PT
dc.subjectLocalização espacialpt_PT
dc.subjectOrientação espacialpt_PT
dc.subjectLocal environmentpt_PT
dc.subjectNeighborhood representationspt_PT
dc.subjectDidactic pedagogical strategiespt_PT
dc.subjectLocation skillspt_PT
dc.subjectSpatial orientationpt_PT
dc.titleO meio local como recurso para o desenvolvimento de competências de localização e orientação espacial (1.º CEB)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final_DianaAlmeida_2017150.pdf
Size:
3.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: