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Promoção do sucesso académico e prevenção do abandono escolar: resultados e estratégias inovadoras no Politécnico de Lisboa

dc.contributor.authorRomão Dias de Mendonça David, Maria Alexandra
dc.contributor.authorEncarnação, Susana
dc.contributor.authorEscudeiro, Maria João
dc.date.accessioned2025-04-15T11:11:06Z
dc.date.available2025-04-15T11:11:06Z
dc.date.issued2024-11-26
dc.description.abstractEnquadrado no Plano de Ação Quadrienal 2021-2024, no eixo estratégico Ensino, Aprendizagem e Apoio Social, o Politécnico de Lisboa definiu como um dos objetivos estratégicos a melhoria das condições de ensino-aprendizagem. Para tal, foram criadas condições para um ambiente escolar acolhedor, inclusivo e de liberdade, que potenciasse o desenvolvimento dos conhecimentos, das competências e das atitudes dos estudantes, respeitando as suas necessidades individuais. O Politécnico de Lisboa pratica uma política de integração e de promoção do sucesso académico, privilegiando medidas preventivas no combate ao abandono escolar. Acresce a promoção da inovação pedagógica e da competência digital, numa cultura de colaboração e partilha, alinhada com os avanços da ciência e das tecnologias de informação-comunicação, possibilitando o desenvolvimento de novos modelos de ensino. Com o objetivo de reforçar iniciativas de promoção do sucesso académico e de prevenção da retenção e do abandono, está em fase de implementação o projeto +Sucesso@IPL, estruturado em torno de três pilares: (1) Monitorização do (in) sucesso académico dos estudantes e predição do abandono; (2) Integração académica e promoção do sucesso dos estudantes (1º ano, 1ª vez) e (3) Inovação Pedagógica. A par deste projeto, a equipa do Programa Mentori@IPL está a desenvolver uma investigação de cariz misto, com a finalidade de compreender quais as estratégias de comunicação mais eficazes para aumentar a adesão e o compromisso dos estudantes. Com esta investigação designada COMentoria - IPL/IDI&CA2023/COMentoria_ESCS - Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA), que promove a dinamização da Investigação Científica e da Criação Artística no IPL, pretende-se identificar as perceções dos agentes internos e dos diferentes stakeholders sobre o processo de comunicação do Programa Mentori@IPL. Os Programas de Mentoria têm vindo a ser crescentemente valorizados como uma estratégia eficiente para facilitar a integração dos estudantes nas instituições de ensino superior, evidenciando benefícios académicos, sociais e pessoais, incentivando o estudo (DuBois et al., 2002), promovendo o sucesso académico (Oliveira, 2020 & 2021) e contribuindo para a prevenção do abandono académico (De Backer, Keer, Valcke & 2012). O Programa Mentori@IPL., implementado desde o ano letivo 2021/2022, integra como mentorandos estudantes de 1º ano, incluindo estudantes deslocados e/ou em situação de vulnerabilidade. Fazendo a ponte para o Projeto +Sucesso@IPL, são acionados os respetivos mecanismos para dar resposta aos problemas dos estudantes mais desfavorecidos e/ou com Necessidades Educativas Especiais, promovendo a inclusão e o sucesso académico e combatendo o abandono escolar. Com os principais resultados obtidos do Projeto COMentoria, pretende-se reformular a estratégia de comunicação dos distintos projetos do Politécnico de Lisboa, dirigidos aos estudantes, com o objetivo de aumentar o número de participantes nas ações propostas, com destaque para as ações do projeto +Sucesso@IPL, nomeadamente as que se encontram em curso para promover a integração, o sucesso académico e reduzir as taxas de abandono. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer os principais resultados obtidos no Projeto COMentoria, divulgar o Projeto +Sucesso@IPL e apresentar pistas para estratégias de comunicação inovadoras e eficazes, que fomentem mais adesão dos estudantes às ações propostas.por
dc.description.sponsorshipProjeto de investigação desenvolvido com o apoio do Instituto Politécnico de Lisboa, no âmbito do Concurso IPL/IDI&CA2023/COMentoria_ESCSpor
dc.identifier.citationDavid, A., Encarnação, S. & Escudeiro, M.J. (2024, nov, 26-28). Promoção do sucesso académico e prevenção do abandono escolar: Resultados e estratégias inovadoras no Politécnico de Lisboa. Comunicação apresentada na “14.ª Conferência FORGES: Inovação para o desenvolvimento nos países e regiões de língua portuguesa”, Universidade Politécnica de Macau, Macau.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21830
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherFORGES
dc.publisherUniversidade Politécnica de Macau
dc.relationIPL/IDI&CA2023/COMentoria_ESCS
dc.relation.hasversionhttps://eventos.aforges.org/agenda-eventos/14-a-conferencia-forges/
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectMentoriapor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectSucesso académicopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectIPL/IDI&CA2023/COMentoria_ESCSpor
dc.titlePromoção do sucesso académico e prevenção do abandono escolar: resultados e estratégias inovadoras no Politécnico de Lisboapor
dc.typeconference paper
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2024-11-26
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade Politécnica de Macau, Macau
oaire.citation.title14.ª Conferência FORGES: Inovação para o desenvolvimento nos países e regiões de língua portuguesa
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
person.familyNameRomão Dias de Mendonça David
person.givenNameMaria Alexandra
person.identifier.ciencia-idE91B-2EF6-EC19
person.identifier.orcid0000-0001-6639-0409
relation.isAuthorOfPublication9927518b-79a4-4fce-93f1-3676b1bb8701
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