Publication
Promoção do sucesso académico e prevenção do abandono escolar: resultados e estratégias inovadoras no Politécnico de Lisboa
dc.contributor.author | Romão Dias de Mendonça David, Maria Alexandra | |
dc.contributor.author | Encarnação, Susana | |
dc.contributor.author | Escudeiro, Maria João | |
dc.date.accessioned | 2025-04-15T11:11:06Z | |
dc.date.available | 2025-04-15T11:11:06Z | |
dc.date.issued | 2024-11-26 | |
dc.description.abstract | Enquadrado no Plano de Ação Quadrienal 2021-2024, no eixo estratégico Ensino, Aprendizagem e Apoio Social, o Politécnico de Lisboa definiu como um dos objetivos estratégicos a melhoria das condições de ensino-aprendizagem. Para tal, foram criadas condições para um ambiente escolar acolhedor, inclusivo e de liberdade, que potenciasse o desenvolvimento dos conhecimentos, das competências e das atitudes dos estudantes, respeitando as suas necessidades individuais. O Politécnico de Lisboa pratica uma política de integração e de promoção do sucesso académico, privilegiando medidas preventivas no combate ao abandono escolar. Acresce a promoção da inovação pedagógica e da competência digital, numa cultura de colaboração e partilha, alinhada com os avanços da ciência e das tecnologias de informação-comunicação, possibilitando o desenvolvimento de novos modelos de ensino. Com o objetivo de reforçar iniciativas de promoção do sucesso académico e de prevenção da retenção e do abandono, está em fase de implementação o projeto +Sucesso@IPL, estruturado em torno de três pilares: (1) Monitorização do (in) sucesso académico dos estudantes e predição do abandono; (2) Integração académica e promoção do sucesso dos estudantes (1º ano, 1ª vez) e (3) Inovação Pedagógica. A par deste projeto, a equipa do Programa Mentori@IPL está a desenvolver uma investigação de cariz misto, com a finalidade de compreender quais as estratégias de comunicação mais eficazes para aumentar a adesão e o compromisso dos estudantes. Com esta investigação designada COMentoria - IPL/IDI&CA2023/COMentoria_ESCS - Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística (IDI&CA), que promove a dinamização da Investigação Científica e da Criação Artística no IPL, pretende-se identificar as perceções dos agentes internos e dos diferentes stakeholders sobre o processo de comunicação do Programa Mentori@IPL. Os Programas de Mentoria têm vindo a ser crescentemente valorizados como uma estratégia eficiente para facilitar a integração dos estudantes nas instituições de ensino superior, evidenciando benefícios académicos, sociais e pessoais, incentivando o estudo (DuBois et al., 2002), promovendo o sucesso académico (Oliveira, 2020 & 2021) e contribuindo para a prevenção do abandono académico (De Backer, Keer, Valcke & 2012). O Programa Mentori@IPL., implementado desde o ano letivo 2021/2022, integra como mentorandos estudantes de 1º ano, incluindo estudantes deslocados e/ou em situação de vulnerabilidade. Fazendo a ponte para o Projeto +Sucesso@IPL, são acionados os respetivos mecanismos para dar resposta aos problemas dos estudantes mais desfavorecidos e/ou com Necessidades Educativas Especiais, promovendo a inclusão e o sucesso académico e combatendo o abandono escolar. Com os principais resultados obtidos do Projeto COMentoria, pretende-se reformular a estratégia de comunicação dos distintos projetos do Politécnico de Lisboa, dirigidos aos estudantes, com o objetivo de aumentar o número de participantes nas ações propostas, com destaque para as ações do projeto +Sucesso@IPL, nomeadamente as que se encontram em curso para promover a integração, o sucesso académico e reduzir as taxas de abandono. Nesta comunicação pretende-se dar a conhecer os principais resultados obtidos no Projeto COMentoria, divulgar o Projeto +Sucesso@IPL e apresentar pistas para estratégias de comunicação inovadoras e eficazes, que fomentem mais adesão dos estudantes às ações propostas. | por |
dc.description.sponsorship | Projeto de investigação desenvolvido com o apoio do Instituto Politécnico de Lisboa, no âmbito do Concurso IPL/IDI&CA2023/COMentoria_ESCS | por |
dc.identifier.citation | David, A., Encarnação, S. & Escudeiro, M.J. (2024, nov, 26-28). Promoção do sucesso académico e prevenção do abandono escolar: Resultados e estratégias inovadoras no Politécnico de Lisboa. Comunicação apresentada na “14.ª Conferência FORGES: Inovação para o desenvolvimento nos países e regiões de língua portuguesa”, Universidade Politécnica de Macau, Macau. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21830 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | FORGES | |
dc.publisher | Universidade Politécnica de Macau | |
dc.relation | IPL/IDI&CA2023/COMentoria_ESCS | |
dc.relation.hasversion | https://eventos.aforges.org/agenda-eventos/14-a-conferencia-forges/ | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Mentoria | por |
dc.subject | Estudantes | por |
dc.subject | Sucesso académico | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Inovação | por |
dc.subject | IPL/IDI&CA2023/COMentoria_ESCS | por |
dc.title | Promoção do sucesso académico e prevenção do abandono escolar: resultados e estratégias inovadoras no Politécnico de Lisboa | por |
dc.type | conference paper | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferenceDate | 2024-11-26 | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade Politécnica de Macau, Macau | |
oaire.citation.title | 14.ª Conferência FORGES: Inovação para o desenvolvimento nos países e regiões de língua portuguesa | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 | |
person.familyName | Romão Dias de Mendonça David | |
person.givenName | Maria Alexandra | |
person.identifier.ciencia-id | E91B-2EF6-EC19 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6639-0409 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9927518b-79a4-4fce-93f1-3676b1bb8701 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9927518b-79a4-4fce-93f1-3676b1bb8701 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 14CONF_FORGES_+Sucesso_Promoção do Sucesso Académico e Prevenção do Abandono Escolar- Resultados e Estratégias Inovadoras no Politécnico de Lisboa .pdf
- Size:
- 987.36 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 4.03 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: