dc.contributor.author | Amorim, Vera | |
dc.date.accessioned | 2022-06-27T09:04:19Z | |
dc.date.available | 2022-06-27T09:04:19Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | No texto presente artigo sintetizam-se sete contributos, observações e reflexões recolhidas pela autora ao longo de 14 anos de Seminários de formação de professores de de Dança, promovidos pela Escola Superior de Dança, com a Professora e metodóloga Barbara Fewster². Estas orientações surgem cruzadas com os textos introdutórios apresentados em cada volume do método (Fewster, 1996) em questão e sintetizam recomendações de carácter prático/reflexivo que se apresentam em três grandes grupos: a) intervenção pedagógica; b) conteúdo – técnica enquanto código motor; e por fim c) conteúdo musicalidade na sua dimensão de suporte estruturante. Não obstante as intersecções e interdependências que revelam entre si, estes contributos constituem-se também como um valioso conjunto de reflexões técnicas e pedagógico-metodológicas de aplicação transdisciplinar, isto é, o seu interesse não se esgota numa abordagem no âmbito da metodologia Fewster, nem tão pouco se circunscrevem ao ensino da dança. Muitas destas recomendações/orientações poderão ser de interesse e valor em diferentes contextos do ensino da dança e, numa perspetiva mais ampla, noutros contextos de ensino artístico. Debruçar-me-ei sobre alguns aspetos da Intervenção Pedagógica vertida para o domínio de Transmissão do Conteúdo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Amorim, V. (2021). Sete contributos para a formação de professores de dança. In Falcão, M.; Leite, T. Pereira, T. (Coords.) Educação Artística, 2010-2020. (pp.163-167). Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa/CIED. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-15-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/14734 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Arte | pt_PT |
dc.subject | Dança | pt_PT |
dc.title | Sete contributos para a formação de professores de dança | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 167 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 163 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação Artística, 2010-2020 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 163_Sete Contributos paraa Formação de Professoresde Dançaebook_EA_FINALISSIMO_compressed_doi_0.pdf
- Size:
- 234.54 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format