Repository logo
 
Publication

A importância da literatura para a infância na exploração de diversas áreas de conteúdo numa sala de 4 anos

dc.contributor.advisorLino, Dalilapt_PT
dc.contributor.authorMoreira, Patrícia Couchinho
dc.date.accessioned2021-02-26T10:30:25Z
dc.date.available2021-02-26T10:30:25Z
dc.date.issued2020-07-21
dc.descriptionRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório pretende partilhar, de forma critica e reflexiva, todo o percurso da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), desenvolvida em contexto de Jardim de Infância (JI) que teve a duração aproximada de quatro meses. Além de reunir evidências da prática pedagógica, é também apresentada uma investigação que surgiu ao longo desta intervenção e, por último, é apresentada uma reflexão sobre o processo de construção da minha profissionalidade. A partir de um interesse pessoal, ao longo da PPS II, surgiu a oportunidade de explorar as consequentes aprendizagens provenientes da exploração da literatura para a infância, bem como, proporcionar novos momentos e novas experiências ao grupo de crianças, através de um plano de ação que abrangesse todas as áreas de conteúdo. Neste seguimento, optei por realizar um estudo orientado pelas diretrizes da investigação-ação, combinando diferentes técnicas de recolha e análise de informação e de dados - quantitativos e qualitativos. Para a recolha de dados recorreu-se à observação direta – registo das notas de campo -, a inquéritos por questionário às famílias das crianças e a entrevista semiestruturada à educadora cooperante. De acordo com estes dados recolhidos, o contacto entre as crianças e os livros de literatura para a infância oferece diversas aprendizagens em diferentes áreas de conteúdo, possibilitando também a exploração do meio envolvente.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report intends to share, critically and reflexively, the entire course of Supervised Professional Practice II (SPP II), developed in the context of Kindergarten, which lasted approximately four months. In addition to gathering evidence of pedagogical practice, an investigation that emerged during this intervention is also presented and, finally, a reflection on the process of building my professionality is presented. From a personal interest, throughout SPP II, the opportunity arose to explore the consequent learning from the exploration of literature for children, as well as providing new moments and new experiences to the group of children, through an action plan covering all content areas. In this segment, I chose to carry out a study guided by the guidelines of action research, combining different techniques for collecting and analyzing information and data - quantitative and qualitative. For data collection, direct observation - registration of field notes - was carried out, questionnaires were made to the children's families and the semi-structured interview with the cooperating educator. According to these collected data, the contact between children and children's literature books offers diverse learning in different content areas, also allowing the exploration of the environment.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationMoreira, P. C. (2019). A importância da literatura para a infância na exploração de diversas áreas de conteúdo numa sala de 4 anos (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12972pt_PT
dc.identifier.tid202628760
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12972
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectHistórias para a infânciapt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectÁreas do conhecimentopt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectChildhood storiespt_PT
dc.subjectKnowledge areaspt_PT
dc.titleA importância da literatura para a infância na exploração de diversas áreas de conteúdo numa sala de 4 anospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RELATÓRIO_PatríciaMoreira_2018037.pdf
Size:
1.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format