Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância da literatura para a infância na exploração de diversas áreas de conteúdo numa sala de 4 anos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RELATÓRIO_PatríciaMoreira_2018037.pdf1.97 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório pretende partilhar, de forma critica e reflexiva, todo o percurso da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), desenvolvida em contexto de Jardim de Infância (JI) que teve a duração aproximada de quatro meses. Além de reunir evidências da prática pedagógica, é também apresentada uma investigação que surgiu ao longo desta intervenção e, por último, é apresentada uma reflexão sobre o processo de construção da minha profissionalidade. A partir de um interesse pessoal, ao longo da PPS II, surgiu a oportunidade de explorar as consequentes aprendizagens provenientes da exploração da literatura para a infância, bem como, proporcionar novos momentos e novas experiências ao grupo de crianças, através de um plano de ação que abrangesse todas as áreas de conteúdo. Neste seguimento, optei por realizar um estudo orientado pelas diretrizes da investigação-ação, combinando diferentes técnicas de recolha e análise de informação e de dados - quantitativos e qualitativos. Para a recolha de dados recorreu-se à observação direta – registo das notas de campo -, a inquéritos por questionário às famílias das crianças e a entrevista semiestruturada à educadora cooperante. De acordo com estes dados recolhidos, o contacto entre as crianças e os livros de literatura para a infância oferece diversas aprendizagens em diferentes áreas de conteúdo, possibilitando também a exploração do meio envolvente.
ABSTRACT This report intends to share, critically and reflexively, the entire course of Supervised Professional Practice II (SPP II), developed in the context of Kindergarten, which lasted approximately four months. In addition to gathering evidence of pedagogical practice, an investigation that emerged during this intervention is also presented and, finally, a reflection on the process of building my professionality is presented. From a personal interest, throughout SPP II, the opportunity arose to explore the consequent learning from the exploration of literature for children, as well as providing new moments and new experiences to the group of children, through an action plan covering all content areas. In this segment, I chose to carry out a study guided by the guidelines of action research, combining different techniques for collecting and analyzing information and data - quantitative and qualitative. For data collection, direct observation - registration of field notes - was carried out, questionnaires were made to the children's families and the semi-structured interview with the cooperating educator. According to these collected data, the contact between children and children's literature books offers diverse learning in different content areas, also allowing the exploration of the environment.

Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Histórias para a infância Pré-escolar Áreas do conhecimento Preschool Childhood stories Knowledge areas

Citation

Moreira, P. C. (2019). A importância da literatura para a infância na exploração de diversas áreas de conteúdo numa sala de 4 anos (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12972

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

CC License