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- A Ecologia através da literatura para a infância: um estudo com alunos do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Neves, Sónia Isabel Sá; Almeida, António; Gonçalves, CarolinaO conhecimento ecológico revela-se cada vez mais importante nos dias de hoje, dado que permite compreender o modo como a natureza funciona e a gravidade da ação humana associada à sua destruição. A Ecologia contempla conceitos com um grau muito diferente de complexidade, pelo que existem dúvidas acerca da sua lecionação em contexto do 1.º ciclo do ensino básico. Desta forma, o presente estudo teve como principal finalidade avaliar a possibilidade de compreensão de conceitos ecológicos em crianças do 4.º ano de escolaridade, recorrendo a obras de literatura para a infância, exploradas através da dinâmica de Círculos de Leitura. O presente estudo desenvolveu-se num paradigma analítico-crítico através de um projeto de intervenção que seguiu a metodologia de investigação-ação. Teve como principais objetivos: (i) propor estratégias de exploração de obras com teor ecológico, promovendo a integração língua/ciências naturais; (ii) potenciar o uso de textos literários para promover formas diferenciadas de definir conceitos ecológicos; (iii) verificar se o uso da literatura contribui para a compreensão efetiva desses conceitos e (iv) verificar se o uso da literatura contribui para a promoção de valores associados à preservação da natureza. A recolha de dados foi realizada através de um questionário administrado em dois momentos distintos, antes e depois da implementação do projeto. Na qualidade de observadora participante, a autora deste estudo recorreu a notas de campo que procuraram um registo sistemático do processo. Da análise dos dados, emergiu a convicção de que a exploração de obras literárias adequadas a cada faixa etária em dinâmica de Círculos de Leitura, é potenciadora de enriquecimento de vocabulário e da criação de sentido dos significados dos conceitos desenvolvidos pelas narrativas. Os resultados da avaliação realizada demonstraram que os objetivos propostos foram atingidos e que se confirmou ser possível a abordagem do conhecimento ecológico desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico, embora a compreensão manifestada pelos alunos dos vários conceitos abordados não tivesse sido semelhante.
- Context-based forwarding for mobile ICNsPublication . Gameiro, Luís; Senna, Carlos; Luís, MiguelOver the last couple of decades, mobile ad-hoc networks (MANETs) have been at the forefront of research, yet still are afflicted by high network fragmentation, due to their continuous node mobility and geographical dispersion. To address these concerns, a new paradigm was proposed, Information-Centric Networks (ICN), whose focus is the delivery of Content based on names. This article aims to use ICN concepts towards the delivery of both urgent and non-urgent information in urban mobile environments. In order to do so, a context-based forwarding strategy was proposed, with a very clear goal: to take advantage of both packet Names and Data, and node's neighbourhood analysis in order to successfully deliver content into the network in the shortest period of time, and without worsening network congestion. The design, implementation and validation of the proposed strategy was performed using the ndnSIM platform along with real mobility traces from communication infrastructure of the Porto city. The results show that the proposed context-based forwarding strategy presents a clear improvement regarding the Data resolution, while maintaining network overhead at a constant.
- A importância da literatura para a infância na exploração de diversas áreas de conteúdo numa sala de 4 anosPublication . Moreira, Patrícia Couchinho; Lino, DalilaO presente relatório pretende partilhar, de forma critica e reflexiva, todo o percurso da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), desenvolvida em contexto de Jardim de Infância (JI) que teve a duração aproximada de quatro meses. Além de reunir evidências da prática pedagógica, é também apresentada uma investigação que surgiu ao longo desta intervenção e, por último, é apresentada uma reflexão sobre o processo de construção da minha profissionalidade. A partir de um interesse pessoal, ao longo da PPS II, surgiu a oportunidade de explorar as consequentes aprendizagens provenientes da exploração da literatura para a infância, bem como, proporcionar novos momentos e novas experiências ao grupo de crianças, através de um plano de ação que abrangesse todas as áreas de conteúdo. Neste seguimento, optei por realizar um estudo orientado pelas diretrizes da investigação-ação, combinando diferentes técnicas de recolha e análise de informação e de dados - quantitativos e qualitativos. Para a recolha de dados recorreu-se à observação direta – registo das notas de campo -, a inquéritos por questionário às famílias das crianças e a entrevista semiestruturada à educadora cooperante. De acordo com estes dados recolhidos, o contacto entre as crianças e os livros de literatura para a infância oferece diversas aprendizagens em diferentes áreas de conteúdo, possibilitando também a exploração do meio envolvente.
- Noções matemáticas de um grupo de crianças de 3 e 4 anos: um estudo de casoPublication . Silva, Sofia Catarina Lopes da; Almeida, TiagoO presente relatório de investigação surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII) e visa evidenciar, de forma analítica e reflexiva, aquele que foi o período de estágio realizado entre o dia 7 de outubro de 2019 e 23 de janeiro de 2020. O mesmo decorreu numa organização socioeducativa, em contexto de jardim de infância (JI) e numa sala onde acompanhei crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Este relatório apresenta-se como um acervo de todo o trabalho de intervenção e de investigação desenvolvido com este grupo, onde é caracterizado todo o contexto socioeducativo e o que o envolve e são dadas a conhecer as intencionalidades pedagógicas que sustentaram a minha ação educativa enquanto educadora estagiária. Incorpora ainda a investigação realizada no contexto que se debruçou sobre a problemática das Noções Matemáticas das Crianças e que teve como principal objetivo identificar e analisar o reconhecimento e a significação das noções matemáticas das crianças, a partir dos aspetos conceptuais revelados nas suas narrativas orais. Em termos metodológicos, este é um estudo de caso de natureza qualitativa em que se recorreu à utilização de diferentes técnicas de recolha de dados tais como a observação direta e sistemática e a entrevista à educadora cooperante e à auxiliar da ação educativa que acompanham o grupo. A apresentação dos dados serve como evidência e, com o suporte teórico de alguns autores, caracteriza as noções matemáticas do grupo com base nas grandes componentes da matemática apresentadas pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Os resultados revelam que o grupo apresenta noções matemáticas em todos os subdomínios da matemática com maior número de ocorrências ao nível da Geometria e dos Números e Operações e menor número ao nível da Organização e Tratamento de Dados. Por fim, a construção da profissionalidade apresenta-se como um espaço reflexivo em que destaco princípios como o da liberdade, da individualidade e da criança como agente ativo e detentora de conhecimentos e potencialidades.