Repository logo
 
Publication

Comparação das metodologias de viola d’arco no projeto orquestra geração e no projeto do ensino integrado de música da Casa Pia de Lisboa

dc.contributor.advisorMuñoz, Pedro Saglimbeni
dc.contributor.advisorLage, José António de Magalhães
dc.contributor.authorMonteverde, Ana Cristina Lima
dc.date.accessioned2019-01-17T13:11:42Z
dc.date.available2019-01-17T13:11:42Z
dc.date.issued2017-08
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I (Prática Pedagógica) - A primeira secção deste Relatório de Estágio diz respeito ao Estágio do Ensino Especializado que foi realizado durante o ano letivo 2015/2016 na Casa Pia de Lisboa, nas classes de viola d’arco das Professoras Isabel Martín e Juliana Lopes, sob a orientação do Professor Pedro Muñoz. Contém uma caraterização da Casa Pia e do Projeto do Ensino Integrado de Música e dos três alunos acompanhados ao longo do Estágio. São descritas as práticas educativas desenvolvidas pelas Professoras, e identificados os pontos a trabalhar com cada aluno. São também apresentadas e analisadas as estratégias aplicadas. É feita uma reflexão acerca do conhecimento adquirido pela estagiária ao longo do Estágio e quais os aspetos a mudar e a implementar na sua atividade docente.pt_PT
dc.description.abstractResumo II (Investigação) - O Projeto de Investigação consiste num estudo acerca dos métodos de iniciação usados no ensino de viola d’arco no Projeto Orquestra Geração e no Ensino Integrado de Música da Casa Pia de Lisboa. Por serem Projetos semelhantes em alguns aspetos, como a inserção social através da prática musical, torna-se produtivo investigar o seu modo de funcionamento e os métodos praticados, com o intuito de perceber quais as qualidades que podem retirar um do outro. A investigação foca-se no ensino de viola d’arco, e, visto serem Projetos onde existe uma forte articulação entre as aulas de instrumento e as aulas de conjunto, é feita também uma abordagem à prática de conjunto. Foram feitas entrevistas a Professores de viola d’arco dos dois Projetos, onde foi recolhida informação acerca da metodologia utilizada nas suas aulas. Constitui ainda como recolha de dados a pesquisa sobre os Projetos e o seu modo de funcionamento. As conclusões permitiram perceber que ambos apresentam semelhanças entre os métodos aplicados, no entanto, existem caraterísticas positivas distintas que podem servir para melhorar as metodologias de cada um.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I (Teaching) - The first section of this Internship Report is with regard to the Internship in Specialized Music Teaching, which was done during the academic year of 2015/2016 at Casa Pia de Lisboa, in the viola class of the Professor Isabel Martín and Professor Juliana Lopes, under the guidance of Professor Pedro Muñoz. Includes a characterization of Casa Pia and the Project of Integrated Music Teaching, and the students followed during the Internship. There is a description about the educational practices of the two Teachers and it’s identified what should be worked with each student. There are also presented and analyzed the used strategies. It has been made a review about the knowledge acquired by the Intern during the Internship and which aspects should be changed and included in her own teaching practice.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II (Research) - The dissertation consists on a study about the viola teaching methods used in Orquestra Geração Project and Integrated Music Teaching of the Casa Pia. Because they share some similarities, such as social integration through musical practise, it becomes productive to investigate how they operate and which methods are used, in order to know what qualities they can take from each other. The research focuses on the teaching of viola, and, since they are Projects where there is a strong link between the instrument classes and the group classes, it is also made an approach to group practise. Interviews were made to Teachers of viola from the two Projects, where information was collected about the methodology used in their classes. Data was also collected from the research about the Projects and their operating mode. The conclusions allowed to perceive that both have similarities between the applied methods, however, there are some positive differences that can be used to improve the methodologies of each other.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201958279
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9334
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectViola d’arcopt_PT
dc.subjectOrquestra Geraçãopt_PT
dc.subjectEnsino ntegrado de música da Casa Piapt_PT
dc.subjectMétodo Suzukipt_PT
dc.subjectMétodo de Paul Rollandpt_PT
dc.subjectViolapt_PT
dc.subjectIntegrated music teaching of the Casa Piapt_PT
dc.subjectSuzuki methodpt_PT
dc.subjectPaul Rolland methodpt_PT
dc.titleComparação das metodologias de viola d’arco no projeto orquestra geração e no projeto do ensino integrado de música da Casa Pia de Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleComparação das metodologias de viola d’arco no projeto orquestra geração e no projeto do ensino integrado de música da Casa Pia de Lisboapt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio - Ana Monteverde2017.pdf
Size:
1.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: