Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
213.69 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente comunicação irá incidir sobre um estudo realizado ao longo do ano letivo de
2013/2014, no âmbito da “Prática de Ensino Supervisionada II”, do Mestrado em Ensino do 1.º
e 2.º Ciclo do Ensino Básico, que teve como objetivo compreender as estratégias de cálculo
mental utilizadas pelos alunos, nas diversas operações, envolvendo números naturais, e o
modo como as mesmas se desenvolvem. Neste artigo, são contempladas as seguintes
questões: i) Qual a importância da implementação de uma rotina de cálculo mental?; ii) Que
estratégias de cálculo mental usam os alunos?; iii) De que modo podem evoluir essas
estratégias? A metodologia seguiu o paradigma interpretativo, assumindo uma natureza
qualitativa. Foram utilizadas as seguintes técnicas de recolha de dados: observação, entrevista
e análise documental. Os resultados demonstram que as alunas evoluíram, passando a utilizar
estratégias mais complexas como, por exemplo, a decomposição decimal de um fator com
uso da relação de metade ou estratégias baseadas na propriedade associativa para obter
múltiplos de 10.
Description
Keywords
Sentido de número Cálculo mental Estratégias de cálculo mental Números naturais IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx
Citation
Teixeira, R., & Rodrigues, M. (2017). O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In C. Pires, D. Lino, I. Madureira, M. Rodrigues, & M. Falcão (Orgs.), Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa (pp. 207-221). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN: 978-989-8912-00-8