Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente comunicação irá incidir sobre um estudo realizado ao longo do ano letivo de 2013/2014, no âmbito da “Prática de Ensino Supervisionada II”, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, que teve como objetivo compreender as estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos, nas diversas operações, envolvendo números naturais, e o modo como as mesmas se desenvolvem. Neste artigo, são contempladas as seguintes questões: i) Qual a importância da implementação de uma rotina de cálculo mental?; ii) Que estratégias de cálculo mental usam os alunos?; iii) De que modo podem evoluir essas estratégias? A metodologia seguiu o paradigma interpretativo, assumindo uma natureza qualitativa. Foram utilizadas as seguintes técnicas de recolha de dados: observação, entrevista e análise documental. Os resultados demonstram que as alunas evoluíram, passando a utilizar estratégias mais complexas como, por exemplo, a decomposição decimal de um fator com uso da relação de metade ou estratégias baseadas na propriedade associativa para obter múltiplos de 10.

Description

Keywords

Sentido de número Cálculo mental Estratégias de cálculo mental Números naturais IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx

Citation

Teixeira, R., & Rodrigues, M. (2017). O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In C. Pires, D. Lino, I. Madureira, M. Rodrigues, & M. Falcão (Orgs.), Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa (pp. 207-221). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN: 978-989-8912-00-8

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Collections

CC License