Repository logo
 
Publication

O objeto como elemento do jogo simbólico de crianças em contexto de jardim de infância

dc.contributor.advisorBrito, Ritapt_PT
dc.contributor.authorGomes, Maria Inês Rodrigues de Melo
dc.date.accessioned2018-02-01T11:31:09Z
dc.date.available2018-02-01T11:31:09Z
dc.date.issued2017-04-07
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e versa acerca da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II), em contexto de Jardim de Infância. Neste documento, é feita uma análise reflexiva relativamente a toda a Prática Profissional Supervisionada II. São explicitadas as minhas intenções para a ação e é dada, ao leitor, uma visão geral de todo o processo de intervenção na valência de Jardim de Infância, bem como, uma autoavaliação e avaliação geral relativas a todo o período de estágio. Posteriormente, apresento a problemática acerca da qual investiguei e que emergiu ao longo da prática. Esta relaciona-se com os objetos e o seu papel no jogo simbólico, tão utilizado pelas crianças em todos os momentos do seu dia. Esta investigação é um Estudo de Caso de natureza híbrida, uma vez que, foram utilizados e tratados dados qualitativos e quantitativos. Através dos dados foi possível perceber que os objetos são indutores de brincadeiras essenciais ao desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar e, como tal, têm um papel central nessas mesmas brincadeiras. O relatório é findado com uma breve síntese reflexiva acerca de todas as aprendizagens que tive oportunidade de construir ao longo de toda a Prática Profissional Supervisionada (I e II), bem como, de que forma estas aprendizagens contribuíram para a formação da minha identidade enquanto futura educadora de infância. Nas Considerações Finais, dou a conhecer ao leitor a importância de construir um documento desta natureza, bem como, algumas das conclusões a que pude chegar com a investigação desenvolvida.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This internship report is presented in the scope of the Master's in Pre-school Education and it reffers to the Supervised Professional Practice (Module II), in the Kindergarten context. In this document, a reflective analysis is made regarding the entire Supervised Professional Practice II. My pedagogical intentions for action are made explicit and the reader is given an overview of the entire intervention process in the Kindergarten valence, as well as a self-evaluation and general evaluation of the whole internship period. Subsequently, I present the problematic about which I investigated and that emerged throughout the practice. This relates to objects and their role in the symbolic game, so used by children at all times of their day. This research is a Case Study of a hybrid nature, since qualitative and quantitative data were used and treated. Through the data it was possible to perceive that the objects are inducers of play which is essential to the development of pre-school children and, as such, play a central role in these games. The report concludes with a brief reflective summary of all the learning I have had opportunity to build throughout the Supervised Professional Practice (I and II), as well as how these learning contributed to the formation of my identity as a future kindergarten teacher. In the Final Considerations, I make known to the reader the importance of constructing a document of this nature, as well as some of the conclusions that I could get with the investigation developed.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201828006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8011
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectObjetopt_PT
dc.subjectJogo Simbólicopt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectJogarpt_PT
dc.subjectExplorarpt_PT
dc.subjectCooperarpt_PT
dc.subjectAprenderpt_PT
dc.subjectKindergartenen
dc.subjectObjecten
dc.subjectSymbolic playen
dc.subjectPlayingen
dc.subjectExploringen
dc.subjectCooperatingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectPlayen
dc.titleO objeto como elemento do jogo simbólico de crianças em contexto de jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
Relatório FinalMaria Inês Rodrigues de Melo Gomes.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
Relatório FinaRelatório FinalMaria Inês Rodrigues de Melo Gomes ANEXOS.pdf
Size:
6.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: