Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O objeto como elemento do jogo simbólico de crianças em contexto de jardim de infância

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e versa acerca da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II), em contexto de Jardim de Infância. Neste documento, é feita uma análise reflexiva relativamente a toda a Prática Profissional Supervisionada II. São explicitadas as minhas intenções para a ação e é dada, ao leitor, uma visão geral de todo o processo de intervenção na valência de Jardim de Infância, bem como, uma autoavaliação e avaliação geral relativas a todo o período de estágio. Posteriormente, apresento a problemática acerca da qual investiguei e que emergiu ao longo da prática. Esta relaciona-se com os objetos e o seu papel no jogo simbólico, tão utilizado pelas crianças em todos os momentos do seu dia. Esta investigação é um Estudo de Caso de natureza híbrida, uma vez que, foram utilizados e tratados dados qualitativos e quantitativos. Através dos dados foi possível perceber que os objetos são indutores de brincadeiras essenciais ao desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar e, como tal, têm um papel central nessas mesmas brincadeiras. O relatório é findado com uma breve síntese reflexiva acerca de todas as aprendizagens que tive oportunidade de construir ao longo de toda a Prática Profissional Supervisionada (I e II), bem como, de que forma estas aprendizagens contribuíram para a formação da minha identidade enquanto futura educadora de infância. Nas Considerações Finais, dou a conhecer ao leitor a importância de construir um documento desta natureza, bem como, algumas das conclusões a que pude chegar com a investigação desenvolvida.
ABSTRACT This internship report is presented in the scope of the Master's in Pre-school Education and it reffers to the Supervised Professional Practice (Module II), in the Kindergarten context. In this document, a reflective analysis is made regarding the entire Supervised Professional Practice II. My pedagogical intentions for action are made explicit and the reader is given an overview of the entire intervention process in the Kindergarten valence, as well as a self-evaluation and general evaluation of the whole internship period. Subsequently, I present the problematic about which I investigated and that emerged throughout the practice. This relates to objects and their role in the symbolic game, so used by children at all times of their day. This research is a Case Study of a hybrid nature, since qualitative and quantitative data were used and treated. Through the data it was possible to perceive that the objects are inducers of play which is essential to the development of pre-school children and, as such, play a central role in these games. The report concludes with a brief reflective summary of all the learning I have had opportunity to build throughout the Supervised Professional Practice (I and II), as well as how these learning contributed to the formation of my identity as a future kindergarten teacher. In the Final Considerations, I make known to the reader the importance of constructing a document of this nature, as well as some of the conclusions that I could get with the investigation developed.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Jardim de infância Objeto Jogo Simbólico Brincar Jogar Explorar Cooperar Aprender Kindergarten Object Symbolic play Playing Exploring Cooperating Learning Play

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação

CC License