Repository logo
 
Publication

Cultura, dança e diálogos interculturais: desafios para uma intervenção socioeducativa

dc.contributor.advisorHortas, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.advisorRocha, Carlapt_PT
dc.contributor.authorNeves, Whassysa Magalhães das
dc.date.accessioned2020-02-11T14:13:15Z
dc.date.available2020-02-11T14:13:15Z
dc.date.issued2019-10-21
dc.descriptionProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Social e Intervenção Comunitáriapt_PT
dc.description.abstractO presente projeto de intervenção, Cultura, Dança e Diálogos Interculturais, foi desenvolvido no bairro Alto Cova da Moura e território envolvente. Com uma marca cultural fortemente enraizada, o território é também um meio culturalmente diversificado, onde coexistem vários sistemas de valores, várias formas de relação, diversos hábitos e diversas formas de agir. É no sentido de potencializar a diversidade que carateriza este território e promover a construção de diálogos, que se alicerça o projeto de intervenção socioeducativa, com crianças e jovens, sustentado nos princípios da educação para a cidadania. É a partir das diferentes vontades, de crianças, jovens e famílias e das características da comunidade, que se desenha o projeto, que envolve cerca de 80 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os seis e os vinte anos. A intervenção tem como objetivos gerais: (i) ampliar os conhecimentos das práticas culturais no âmbito da dança; (ii) criar espaços de encontro através da dança; (iii) desenvolver competências sociais através da dança promotoras de diálogos na comunidade. Metodologicamente este projeto tem início nas conversas com crianças e jovens que dançam ou dançavam na comunidade enquanto elementos de um anterior programa de intervenção comunitária. Este projeto, que tem na dança o espaço para os encontros e interações e desenvolve-se segundo três estratégias: (i) dança nos intervalos; (ii) expressão corporal nas atividades extracurriculares e, (iii) apoio e acompanhamento de um grupo de jovens em atividades de dança. Para as crianças e jovens o envolvimento neste projeto constituiu-se como uma oportunidade de ampliarem os seus conhecimentos no âmbito da dança e dialogarem com outros grupos culturais, potenciando o desenvolvimento de competências sociais e a construção de espaços de encontro e de intercâmbio entre grupos diversos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present intervention project, Culture, Dance and Intercultural Dialog was developed in Alto Cova da Moura and the territory around. The territory is influenced by various cultures, where different values coexist, as well as different forms to relate with one another and diverse habits. The following project aims to value the diversity that characterizes the territory, aiming to promote dialog, among children and young people, focusing in the principles of education for citizenship in which the project fins it’s bases. Starting from the wishes of children, young people, the families and the community, we designed the project that involves around 80 children and young people, with ages between 6 and 20 years old. The intervention has the following goals: (i) amplify the knowledge of cultural practices in the field of dance; (ii) create encounter spaces trough dance; (iii) develop social skills through dances that promote the community dialogue. The projects begin in the conversations with and among children and young people while they were part of dance project in the community in a previous program. This project has dance as a space of encounters and interactions, and develops according to 3 strategies: (i) dance in the breaks; (ii) corporal expression in extracurricular activities; (iii) support and following a group of young in dance activities. For children and young people the involvement in this project was an opportunity to amplify their knowledge in the field of dance, and also a way to communicate with other cultural groups, valuing the social skills and the constructions of encounter spaces and changes of diverse groups.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationNeves, W. M. (2019). Cultura, dança e diálogos interculturais – desafios para uma intervenção socioeducativa (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/11089pt_PT
dc.identifier.tid202428311
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11089
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDiversidade culturalpt_PT
dc.subjectDançapt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectDiálogos interculturaispt_PT
dc.subjectIntervenção socialpt_PT
dc.subjectCultural diversitypt_PT
dc.subjectDancept_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.subjectIntercultural dialoguept_PT
dc.subjectSocial interventionpt_PT
dc.titleCultura, dança e diálogos interculturais: desafios para uma intervenção socioeducativapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Social e Intervenção Comunitária

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Mestrado - Whassysa Neves - 2019.pdf
Size:
40.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: