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Psicologia do desenvolvimento e a delimitação de modos de ser criança: devir-adulto, devir-sujeito e a educação de infância

dc.contributor.authorAlmeida, Tiago
dc.date.accessioned2022-11-07T10:13:39Z
dc.date.available2022-11-07T10:13:39Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA psicologia do desenvolvimento assumiu a partir de meados do século XX uma preponderância avassaladora na delimitação do que pode ou não pode uma criança ser e do seu destino. Este texto procura problematizar, teoricamente, o olhar hegemónico que a psicologia oferece sobre modos de ser criança. Para tanto, procura trazer à equação como é que ao longo do século passado a constituição de modelos teóricos explicativos do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças pequenas fizeram operar um conjunto de sistemas que se consolidaram na delimitação de formas “certas” de “estar-a-ser-criança”. O problema que se coloca é que a psicologia do desenvolvimento tem contribuído para a produção de “modos de ser” no sentido de um por vir adulto, produtivo, sustentável e saudável. A pergunta que se pretende pôr em andamento com este trabalho é de que forma a psicologia do desenvolvimento se constituiu um referencial de normalização e subjetivação das crianças pequenas. O que permanece por responder é essa pergunta maior que consiste em perceber como é que nos podemos relacionar com as crianças pequenas como sujeitos “a-ser” e não tanto como objetos de subjetivação com formas “de-ser” pré-estabelecidas, padronizadas e uniformizadas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, T. (2019) Psicologia do desenvolvimento e a delimitação de modos de ser criança. Devir-adulto, devir-sujeito e a educação de infância". In Biopolitica e Tanatopolitica: A Agonística dos Processos de Subjetivação Contemporâneos, 229-249. Brasil: Editora CRV,pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15079
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora CRVpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectDevirpt_PT
dc.subjectGovernamentalidadept_PT
dc.titlePsicologia do desenvolvimento e a delimitação de modos de ser criança: devir-adulto, devir-sujeito e a educação de infânciapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage249pt_PT
oaire.citation.startPage229pt_PT
oaire.citation.titleBiopolitica e Tanatopolitica: A Agonística dos Processos de Subjetivação Contemporâneospt_PT
person.familyNameAlmeida
person.givenNameTiago
person.identifier.orcid0000-0002-3557-0623
person.identifier.ridE-4956-2011
person.identifier.scopus-author-id25924238600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication132193af-afed-498d-a7f5-dc49fe7a89e2
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