Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Textos e contextos: a relação entre teoria e prática na PES pela voz de futuros/as educadores/as e professores/as

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
7626-Texto do Artigo-28801-1-10-20191219.pdf115.96 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A relação entre teoria e prática no contexto da formação de educadores/as de infância e/ou de professores/as tem sido uma temática recorrente no âmbito das Ciências da Educação. No entanto, continua a revestir-se de especial importância no atual quadro de formação de estudantes-estagiários/as como um dos alicerces da autoimagem pedagógica. O estudo desenvolvido, assumindo uma abordagem mista, a partir da auscultação de 115 estudantes estagiários/ as, a frequentar mestrados profissionalizantes em Portugal continental, teve como objetivos: identificar os marcos teóricos que mobilizam na realização da PES, analisar a natureza dos argumentos que justificam o seu uso, assim como a importância da relação que estabelecem entre a teoria e a prática. Os resultados apontam para uma predominância de referências teóricas na área científica Educacional Geral, sobretudo nacionais e clássicas, assim como a valorização da relação entre a teoria e a prática, ainda que esta posição não seja assumida por todos/as os/as participantes.
Abstract The relationship between theory and practice in the context of educator and/or teacher training has been a recurrent theme in the field of Educational Sciences. Nonetheless, it continues to be of great importance in the current framework of student-trainee training and is one of the foundations of educational self-image. This research, reliant on a mixed approach and based on the consultation of 115 students who attend professional master’s degrees in continental Portugal, has the following objectives: to identify the theoretical frameworks that are mobilized in the implementation of STP, to analyze the nature of the arguments that justify their use, as well as the importance of the relationship set forth by these arguments between theory and practice. The results point towards a predominance of theoretical references in the field of General Education (in particular, by Portuguese and classical authors), as well as an increased importance of the relationship between theory and practice, although this position is not assumed by all participants.

Description

Keywords

Teoria e prática Estudantes Mestrados em formação de educadores 1.º e 2.º ciclos do ensino básico Theory and practice Students Supervised teaching practice Master’s degrees in teacher training

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Collections

CC License

Altmetrics