Repository logo
 
Publication

Textos e contextos: a relação entre teoria e prática na PES pela voz de futuros/as educadores/as e professores/as

dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.contributor.authorGonçalves, Carolina
dc.date.accessioned2021-09-03T13:50:48Z
dc.date.available2021-09-03T13:50:48Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA relação entre teoria e prática no contexto da formação de educadores/as de infância e/ou de professores/as tem sido uma temática recorrente no âmbito das Ciências da Educação. No entanto, continua a revestir-se de especial importância no atual quadro de formação de estudantes-estagiários/as como um dos alicerces da autoimagem pedagógica. O estudo desenvolvido, assumindo uma abordagem mista, a partir da auscultação de 115 estudantes estagiários/ as, a frequentar mestrados profissionalizantes em Portugal continental, teve como objetivos: identificar os marcos teóricos que mobilizam na realização da PES, analisar a natureza dos argumentos que justificam o seu uso, assim como a importância da relação que estabelecem entre a teoria e a prática. Os resultados apontam para uma predominância de referências teóricas na área científica Educacional Geral, sobretudo nacionais e clássicas, assim como a valorização da relação entre a teoria e a prática, ainda que esta posição não seja assumida por todos/as os/as participantes.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The relationship between theory and practice in the context of educator and/or teacher training has been a recurrent theme in the field of Educational Sciences. Nonetheless, it continues to be of great importance in the current framework of student-trainee training and is one of the foundations of educational self-image. This research, reliant on a mixed approach and based on the consultation of 115 students who attend professional master’s degrees in continental Portugal, has the following objectives: to identify the theoretical frameworks that are mobilized in the implementation of STP, to analyze the nature of the arguments that justify their use, as well as the importance of the relationship set forth by these arguments between theory and practice. The results point towards a predominance of theoretical references in the field of General Education (in particular, by Portuguese and classical authors), as well as an increased importance of the relationship between theory and practice, although this position is not assumed by all participants.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_53-1_2pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13677
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.ispartofseries1;
dc.relation.publisherversionhttps://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1647-8614_53-1_2pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTeoria e práticapt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectMestrados em formação de educadorespt_PT
dc.subject1.º e 2.º ciclos do ensino básicopt_PT
dc.subjectTheory and practicept_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectMaster’s degrees in teacher trainingpt_PT
dc.titleTextos e contextos: a relação entre teoria e prática na PES pela voz de futuros/as educadores/as e professores/aspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage38pt_PT
oaire.citation.startPage21pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Pedagogiapt_PT
oaire.citation.volume53pt_PT
person.familyNameTomás
person.familyNameGonçalves
person.givenNameCatarina
person.givenNameCarolina
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.ciencia-idE51C-4A5B-8C8A
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.orcid0000-0002-3176-2601
person.identifier.scopus-author-id15027833000
person.identifier.scopus-author-id57212518665
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
relation.isAuthorOfPublicationbcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
7626-Texto do Artigo-28801-1-10-20191219.pdf
Size:
115.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections