Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O papel do educador na promoção de resiliência em crianças do pré-escolar

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório, enquadrado no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada – Módulo II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, constitui a descrição da prática realizada, em contexto socioeducativo, na qual se identificou uma problemática estudada, trabalhada e inspirada na dimensão de investigação-ação: O papel do educador na promoção de resiliência em crianças do pré-escolar. Para a elaboração da investigação, foi necessário reunir a revisão da literatura pertinente sobre o tema e, posteriormente, analisar as intenções e estratégias implementadas, de forma a compreender a evidência, ou não, da promoção da capacidade de resiliência ao longo da PPS II. Nesta, evidenciou-se o respeito, tanto pela equipa educativa como pelo grupo de crianças e suas respetivas famílias, ao não pretender realizar julgamentos nos demais comportamentos observados. É importante salientar, que este processo é continuo e como tal, apesar de a minha investigação ter terminado, é uma certeza absoluta que com a continuidade da mesma iria obter resultados mais ricos. Em síntese, o seguinte relatório reflete o percurso prático e investigativo durante a Prática Profissional Supervisionada, uma mais valia para a construção da minha identidade profissional.
ABSTRACT The present report, from the Supervised Professional Practice lecture - Module II, of the master’s degree in Pre-School Education, is the description of the action carried out, in a socio-educational environment, in which the problem was studied, worked out and Inspired by the action-research dimension: “The role of the kindergarten teacher by promoting resilience in pre-school children.” In order to elaborate my research, I had to collect relevant data on the subject and study the intentions and strategies implemented, in order to fully comprehend the evidences, if they’re found, of the promotion of resilience capacity throughout the PPS II. In this case, the respect was remarkable, both from the educational team and from the group of children and their respective families, by not make any judgments in all the observed behaviors. It is important to point out that this process is continuous and as such, even though my research has ended, it is an absolute certainty that with the continuity of this project I would get a better result. In summary, the following report reflects the practical and investigative way I take during a Supervised Professional Practice, an valuable asset for building my professional identity.

Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Educador Capacidade Resiliência Adversidade. Kindergarten teacher Capacity Resilience Adversity

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue