Repository logo
 
Publication

A fórmula dos Unicórnios: qual é o timing para se investir em Assessoria de Comunicação

dc.contributor.advisorReis, José Ruipt_PT
dc.contributor.authorPedro, Joana Rodrigues
dc.date.accessioned2023-02-13T16:33:55Z
dc.date.available2023-02-13T16:33:55Z
dc.date.issued2022-12-13
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractSão cada vez mais valorizadas estratégias de comunicação no setor empresarial e são também cada vez mais as agências de comunicação disruptivas que lhes criam o conceito certo para o sucesso. É também evidente o impacto dos negócios emergentes para a economia nacional. Unicórnios que partem de projetos de incubação para as bocas do mundo ou, por outro lado, de startups estabelecidas noutros países, mas que têm em atenção o cenário tecnológico português e se instalam em Portugal, tendência que abala o ecossistema. Contudo, à comunicação associa-se, invariavelmente, uma estratégia, um target e a fórmula certa de se construir uma reputação. Entra aqui o profissional de Relações Públicas, que antes de planificar, tem de definir o momento certo para fazê-lo. Neste sentido, este relatório compreende um período de um estágio curricular com a duração de três meses, numa agência de comunicação que trabalha essencialmente startups tecnológicas. Com recurso a uma metodologia de base etnográfica, neste trabalho questiona-se a importância dos serviços de relações públicas para negócios emergentes, que ainda estão a ganhar crédito no mercado, muito antes de estabelecerem como objetivo conquistarem reputação.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Communication strategies are increasingly valued in the business sector, and more disruptive communication agencies are also creating the right concept for them to succeed. The impact of emerging businesses on the national economy is also evident. Unicorns that come from incubation projects to the mouths of the world or, on the other hand, startups established in other countries, but that take into account the Portuguese technological scenario and settle in Portugal, a trend that shakes the ecosystem. However, communication is invariably associated with a strategy, a target, and the right formula to build a reputation. This is where the Public Relations professional comes in, who, before planning, has to define the right moment to do so. In this sense, this report comprises a three-month internship period in a communication agency that works essentially with technological startups. Using an ethnographic based methodology, this work questions the importance of public relations services for emerging businesses, which are still gaining credit in the market, long before they set as an objective to gain reputation.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPedro, J.R. (2022). A fórmula dos Unicórnios: Qual é o timing para se investir em Assessoria de Comunicação. [Relatório de estágio de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15560pt_PT
dc.identifier.tid203188640pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15560
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectAssessoria de comunicaçãopt_PT
dc.subjectAgências de comunicaçãopt_PT
dc.subjectStartupspt_PT
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectCommunication advisory servicesen
dc.subjectCommunication agenciesen
dc.titleA fórmula dos Unicórnios: qual é o timing para se investir em Assessoria de Comunicaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleA fórmula dos Unicórnios: qual é o timing para se investir em Assessoria de Comunicaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio_JoanaPedro_12887.pdf
Size:
1.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: