Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento do pensamento histórico com alunos do 2.º CEB: contributos da imaginação e empatia históricas

dc.contributor.advisorHortas, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.advisorDias, Alfredo Gomespt_PT
dc.contributor.authorLuvumba, Beatriz Wima da Silva
dc.date.accessioned2024-11-20T10:35:24Z
dc.date.available2024-11-20T10:35:24Z
dc.date.issued2024-07-26
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractA realização do presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no último semestre do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo de Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação de Lisboa. O mesmo contempla, numa primeira parte, uma reflexão crítica sobre as experiências de intervenção pedagógica supervisionada, nos 1.º e 2.º ciclos da escolaridade obrigatória. A investigação, realizado na disciplina de HGP com alunos de 5.º ano, tem como problemática, Uma abordagem de ensino que privilegie a imaginação e empatia históricas contribui para o desenvolvimento do pensamento histórico. Da mesma emergiram três objetivos que orientaram o estudo, sendo estes: (i) analisar a capacidade de os alunos mobilizarem a imaginação e empatia históricas para analisarem factos inseridos nos conteúdos de HGP; (ii) analisar de que modo o desenvolvimento da imaginação e da empatia históricas contribuem para a formação de uma consciência histórica e, (iii) refletir sobre as estratégias e atividades que potenciam o desenvolvimento do pensamento histórico a partir da imaginação e empatia históricas e da consciência histórica. Metodologicamente a investigação recorre a procedimentos de natureza qualitativa, mobilizando a análise documental das planificações das sessões de HGP e a análise de conteúdo das resoluções, pelos alunos, dos quatro desafios sobre imaginação e empatia históricas. Os resultados permitem reconhecer que, à luz da problemática e objetivos, as crianças resolveram desafios que as transportavam para uma reflexão constante sobre o passado, mobilizando não só os seus conhecimentos prévios e vivências, mas também a sua imaginação, criando relações empáticas ao expressar sentimentos e emoções. Neste processo foi possível contribuir para a formação de uma consciência histórica, com uma dimensão de formação de cidadania crítica, democrática e transformadora.pt_PT
dc.description.abstractThe elaboration of this final report arises within the scope of Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, inserted in the last semester of the Master’s Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geografy of Portugal of the 2nd Cycle Of Education, held at the Higher School of Education of Lisbon. It includes, in the first part, a critical reflection on the experiences of the supervised pedagogical intervention, in the 1st and 2nd Cycles of Mandatory Education. The research, based on the subject of HGP with 5th grade students, follows the problematic of A teaching approach that privileges historical imagination and empathy contributes to the development of historical thinking. From it, three goals emerged, to guide the investigation, namely: i) to analyze the students’ ability to mobilize historical imagination and empathy to study facts inserted in the contents of HGP; ii) to analyze how the development of historical imagination and empathy contribute to the constitution of a historical consciousness, iii) to reflect on the strategies and activities that enhance the development of historical thinking from historical imagination, empathy and consciousness. Methodologically, the research uses qualitative procedures, including documentary analysis of the sessions planned for HGP lessons, and content analysis of the students’ written productions, based on four exercises on historical imagination and empathy. The results allow us to recognize that, considering the problematic and goals of the study, the exercises led them to constantly reflect on the past, using not only their previous knowledge and experiences, but also their imagination, creating empathetic connections when expressing feelings and emotions. In this process it was possible to contribute to the development of a historical consciousness, with a dimension of formation of a critical, democratic and transformative citizenship.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationLuvumba, B. W. S. (2024). Desenvolvimento do pensamento histórico com alunos do 2.º CEB: contributos da imaginação e empatia históricas (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17945pt_PT
dc.identifier.tid203719271
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17945
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectImaginação Históricapt_PT
dc.subjectEmpatia Históricapt_PT
dc.subjectPensamento Históricopt_PT
dc.subjectConsciência Históricapt_PT
dc.subjectHistória e Geografia de Portugalpt_PT
dc.subjectHistorical Imaginationpt_PT
dc.subjectHistorical empathypt_PT
dc.subjectHistorical Thinkingpt_PT
dc.subjectHistorical Consciousnesspt_PT
dc.subjectHistory and Geography of Portugalpt_PT
dc.titleDesenvolvimento do pensamento histórico com alunos do 2.º CEB: contributos da imaginação e empatia históricaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacionalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RELATÓRIO FINAL. Beatriz Luvumba (2022246).pdf
Size:
17.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: