Repository logo
 
Publication

A importância da leitura de histórias para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade Pré-escolar

dc.contributor.advisorSimões, Anapt_PT
dc.contributor.authorCosta, Inês Filipa Gonçalves
dc.date.accessioned2021-02-19T12:15:03Z
dc.date.available2021-02-19T12:15:03Z
dc.date.issued2020-05-20
dc.descriptionRelatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar no seguimento da prática profissional supervisionada em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Este é um documento ilustrativo, reflexivo e crítico de toda a intervenção desenvolvida num período de, sensivelmente, 4 meses. Este relatório apresenta, também, uma investigação realizada de natureza qualitativa, assente num estudo de caso sobre uma situação observada e vivida na prática profissional supervisionada. A investigação tem como principal objetivo determinar a importância da leitura de histórias em idade pré-escolar no que diz respeito ao seu contributo para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Mediante o uso de algumas técnicas e instrumentos de recolha de dados, foi possível chegar a algumas conclusões: i) potenciar momentos de leitura às crianças faz com que estas desenvolvam competências na compreensão, atenção, oralidade, entre outras; ii) o adulto é um agente essencial na promoção da leitura de histórias às crianças, despertando nestas o gosto pela leitura e criando, em simultâneo, um vínculo na relação adulto-criança. A intervenção e a investigação realizadas ao longo da prática possibilitaram a progressiva construção de conhecimentos, competências e aprendizagens respeitantes à minha intervenção pedagógica.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This internship report was prepared within the scope of the Master in Pre-School Education following the supervised professional practice in the context of Kindergarten, with a group of twenty-four children aged between three and six years. This is an illustrative, reflective and critical document of the entire intervention developed in a period of, approximately, 4 months. This report also presents a qualitative investigation, based on a case study on a situation observed and experienced in supervised professional practice. The main objective of the investigation is to determine the importance of reading stories in preschool age with regard to their contribution to the development and learning of children. Through the use of some data collection techniques and instruments, it was possible to reach some conclusions: i) enhancing children's reading moments makes them develop skills in understanding, attention, orality, among others; ii) the adult is an essential agent in promoting the reading of stories to children, awakening in them a taste for reading and simultaneously creating a bond in the adult-child relationship. The intervention and research carried out throughout the practice enabled the progressive construction of knowledge, skills and learning regarding my pedagogical intervention.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCosta, I. F. G. (2019). A importância da leitura de histórias para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade Pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12898pt_PT
dc.identifier.tid202628256
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12898
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectHistóriaspt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectFormação profissionalpt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectPre-schoolpt_PT
dc.subjectInvestigationpt_PT
dc.subjectStoriespt_PT
dc.subjectChildren's literaturept_PT
dc.subjectProfessional qualificationpt_PT
dc.titleA importância da leitura de histórias para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade Pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatorio_PPSII_Ines_Filipa_Goncalves_Costa.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format