Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância da leitura de histórias para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade Pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatorio_PPSII_Ines_Filipa_Goncalves_Costa.pdf1.09 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar no seguimento da prática profissional supervisionada em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Este é um documento ilustrativo, reflexivo e crítico de toda a intervenção desenvolvida num período de, sensivelmente, 4 meses. Este relatório apresenta, também, uma investigação realizada de natureza qualitativa, assente num estudo de caso sobre uma situação observada e vivida na prática profissional supervisionada. A investigação tem como principal objetivo determinar a importância da leitura de histórias em idade pré-escolar no que diz respeito ao seu contributo para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Mediante o uso de algumas técnicas e instrumentos de recolha de dados, foi possível chegar a algumas conclusões: i) potenciar momentos de leitura às crianças faz com que estas desenvolvam competências na compreensão, atenção, oralidade, entre outras; ii) o adulto é um agente essencial na promoção da leitura de histórias às crianças, despertando nestas o gosto pela leitura e criando, em simultâneo, um vínculo na relação adulto-criança. A intervenção e a investigação realizadas ao longo da prática possibilitaram a progressiva construção de conhecimentos, competências e aprendizagens respeitantes à minha intervenção pedagógica.
ABSTRACT This internship report was prepared within the scope of the Master in Pre-School Education following the supervised professional practice in the context of Kindergarten, with a group of twenty-four children aged between three and six years. This is an illustrative, reflective and critical document of the entire intervention developed in a period of, approximately, 4 months. This report also presents a qualitative investigation, based on a case study on a situation observed and experienced in supervised professional practice. The main objective of the investigation is to determine the importance of reading stories in preschool age with regard to their contribution to the development and learning of children. Through the use of some data collection techniques and instruments, it was possible to reach some conclusions: i) enhancing children's reading moments makes them develop skills in understanding, attention, orality, among others; ii) the adult is an essential agent in promoting the reading of stories to children, awakening in them a taste for reading and simultaneously creating a bond in the adult-child relationship. The intervention and research carried out throughout the practice enabled the progressive construction of knowledge, skills and learning regarding my pedagogical intervention.

Description

Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Histórias Investigação Literatura infantil Crianças Formação profissional Pré-escolar Children Pre-school Investigation Stories Children's literature Professional qualification

Citation

Costa, I. F. G. (2019). A importância da leitura de histórias para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade Pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12898

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

CC License