Browsing by Issue Date, starting with "2020-05-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Uncovering the use of the social support concept in social marketing interventions for healthPublication . Baptista, Nuno; Alves, H.; Pinho, José CarlosThe concept of social support has gained considerable traction in the areas of behavioral medicine and health psychology. Despite such interest, it is still not clear how the concept can be approached from a social marketing perspective. The purpose of this article is to examine how social support has been operationalized and conceptualized in health-related social marketing interventions. To attain this objective, a scoping review of field interventions was undertaken following the guidelines outlined in the PRISMA-ScR framework. The following electronic databases were searched, from inception until September 25, 2018: PsycINFO, PubMed, ISI Web of Science and Scopus. A total of 1820 academic articles were screened for inclusion. After applying the strict inclusion criteria, the final sample included 32 articles that report on 19 distinct social marketing interventions. The results revealed that interventions have operationalized the social support concept in connection with the key fundamental aspects of social marketing, including behavioral change, consumer research, segmentation and targeting, and exchange, as well as marketing mix and competition. However, the findings also indicated poor conceptualizations of social support and the underreporting of the theoretical rationale for the operationalization of the concept. Knowledge is advanced and can be useful not only for academics but also for practitioners, particularly concerning the improvement of the rigor in the use of the social support concept in future social marketing interventions.
- Controlo estatístico do processo na empresa das águas do VimeiroPublication . Gomes, Vânia Sofia Bernardes; João, Isabel Maria da SilvaEste trabalho teve como objetivo o estudo do processo de engarrafamento e embalamento das águas e análise detalhada do processo com vista à implementação do controlo estatístico do processo. Assim numa primeira fase consistiu na compreensão do controlo da qualidade que é realizado ao longo de todo o processo desde a captação de águas ao controlo do processo de engarrafamento até ao embalamento do produto final. Foi realizado um diagnóstico ao controlo de qualidade efetuado pela empresa e um estudo sobre as ferramentas de controlo estatístico de processos e sua aplicabilidade à empresa Águas do Vimeiro. Com base no diagnóstico efetuado foi possível constatar o elevado número de características da qualidade para as várias fases do processo de produção da empresa águas do Vimeiro e também identificar algumas fragilidades do tipo de controlo de qualidade usado pela organização. Nesse sentido estudaram-se os principais tipos de cartas de controlo a utilizar na organização e selecionaram-se os pontos de controlo onde o presente trabalho incidiu, nomeadamente a linha de enchimento PET e a linha de enchimento Vidro bem como as características da qualidade a medir e controlar. O presente trabalho consistiu na aplicação de cartas de controlo para os processos de produção de engarrafamento de água gaseificada, lisa e original em linha PET e vidro, nas fases de enchimento e embalamento. Na fase de enchimento utilizaram-se as cartas 𝑋 ̅ e 𝑅 na Fase 1 e Fase 2 do controlo estatístico. Para a etapa do embalamento optou-se pelas cartas 𝑋 e 𝑀𝑅, na fase 1, e as cartas ZX e W MR na Fase 2. Foram feitos estudos de capacidade do processo e foram identificadas as situações onde o processo se encontrava deslocado face ao valor alvo de especificação. Também foi possível estudar a variabilidade em função do intervalo de especificação para as várias características da qualidade em estudo com o objetivo de implementar medidas para melhorar os processos. Este trabalho veio assim dar resposta ao objetivo da organização em implantar um conjunto de procedimentos e técnicas capazes de transmitir máxima confiança de que um determinado nível de qualidade estava a ser alcançado ao mais baixo custo. As técnicas estatísticas de controlo e melhoria da qualidade utilizadas podem auxiliar a empresa a medir, analisar, interpretar e modelar a variabilidade que se observa no desempenho de diversas atividades. A análise estatística dos dados auxilia a organização a obter uma melhor compreensão da natureza e extensão das causas de variabilidade auxiliando assim a solucionar e até a resolver problemas que possam resultar das várias fontes de variação.
- A importância da leitura de histórias para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças em idade Pré-escolarPublication . Costa, Inês Filipa Gonçalves; Simões, AnaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar no seguimento da prática profissional supervisionada em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Este é um documento ilustrativo, reflexivo e crítico de toda a intervenção desenvolvida num período de, sensivelmente, 4 meses. Este relatório apresenta, também, uma investigação realizada de natureza qualitativa, assente num estudo de caso sobre uma situação observada e vivida na prática profissional supervisionada. A investigação tem como principal objetivo determinar a importância da leitura de histórias em idade pré-escolar no que diz respeito ao seu contributo para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Mediante o uso de algumas técnicas e instrumentos de recolha de dados, foi possível chegar a algumas conclusões: i) potenciar momentos de leitura às crianças faz com que estas desenvolvam competências na compreensão, atenção, oralidade, entre outras; ii) o adulto é um agente essencial na promoção da leitura de histórias às crianças, despertando nestas o gosto pela leitura e criando, em simultâneo, um vínculo na relação adulto-criança. A intervenção e a investigação realizadas ao longo da prática possibilitaram a progressiva construção de conhecimentos, competências e aprendizagens respeitantes à minha intervenção pedagógica.