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A estudar e a trabalhar: as disposições e os percursos de estagiárias de um mestrado em educação pré-escolar

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Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada (PPS) II, presente no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE) na Escola Superior de Educação de Lisboa e procura retratar de um modo reflexivo o percurso e os desafios enfrentados por trabalhadoras-estudantes a frequentar o MEPE. A problemática da investigação “A Estudar e a Trabalhar: As disposições e percursos de estagiárias de um Mestrado em Educação Pré-escolar” surgiu a partir de inquietações pessoais e reflexões tidas no decorrer da PPS, nomeadamente querer retratar as dificuldades sentidas por colegas que se encontravam na situação de trabalhadoras-estudantes, que também era a minha, e estabelecer relação entre essa condição e a prática pedagógica. Os contributos da Sociologia, disciplina com a qual as Ciências da Educação dialoga, fundamentam a definição dos objetivos para esta pesquisa: i) analisar o percurso e as disposições de estagiárias que frequentam um MEPE na sua condição de trabalhadoras-estudantes e ii) identificar as dificuldades sentidas por trabalhadoras-estudantes, enquanto realizaram a PPS I e II. Metodologicamente optou-se por uma investigação qualitativa, correspondente a um estudo de caso, eticamente situado. Para a sua concretização, as técnicas de recolha de dados utilizada foram a entrevista e a análise documental. A análise de conteúdo qualitativa permite afirmar que são diversos os desafios diariamente enfrentados por TE, os quais são analisados e descritos. Será também apresentada uma reflexão sobre a construção da profissionalidade, onde explicito o que quero ser como Educadora de Infância, onde a observação, a reflexão e a investigação tomam lugar privilegiado.
ABSTRACT The present report comes within the Curricular Unit - Supervised Professional Practice (SPP) II, included in the study plan of the master’s degree in Pre-School Education at the School of Education and seeks to reflect in a reflexive way the path and challenges faced by working students attending the master. The problem of the research “Studying and Working: The dispositions and paths of interns of a Master's Degree in Pre-School Education” arose from personal concerns and reflections during the SPP, namely wanting to portray the difficulties felt by colleagues who they found themselves in the situation of working-students, which was also mine, and to establish a relationship between the condition and the pedagogical practice. The contributions of Sociology, a discipline with which Educational Sciences dialogues, underlie the definition of the objectives for this research: i) to analyze the path and dispositions of interns who attend a master’s degree in Preschool Education in their condition as workers- students and ii) to identify the difficulties felt by student workers while taking SPP I and II. Methodologically, a qualitative investigation was chosen, corresponding to a case study, ethically situated. For its implementation, the data collection technique used was the interview, along with document analysis. Qualitative content analysis allows us to state that there are several challenges faced daily by ET, which are analyzed and described. A reflection on the construction of professionalism will also be presented, where I explain what I want to be as an educator, where observation, reflection and research take a privileged place.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Educação de Infância Trabalhador estudante Prática profissional supervisionada Desafios Childhood education Worker student Supervised professional practice Challenges

Citation

Gil, C. S. G. (2023). A estudar e a trabalhar: as disposições e os percursos de estagiárias de um mestrado em educação pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/16223

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