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Criação das “Escolas Normais Superiores” – uma inovação da “Reforma” entre a diversificação do ensino superior, a formação de professores e a organização do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorPires, Carlos
dc.date.accessioned2025-02-18T11:22:03Z
dc.date.available2025-02-18T11:22:03Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractAs “escolas normais superiores” (ENS) foram oficialmente criadas no âmbito da designada “Reforma Veiga Simão”, pela Lei n.º 5/73, de 25 de julho, e regulamentadas pelo Decreto-Lei n.º 402/73 de 11 de agosto, com o estatuto de subsistema do ensino superior. A designação foi “recuperada” por Veiga Simão para, segundo o próprio, “homenagear a I República”9 (Simão, 2008, p. 9). Entendia-se que a sua finalidade era a de “formar professores para o ensino preparatório” (Lima et al., 1995, p. 152), que no âmbito da “Reforma” se previa que passasse de 2 para 4 anos. Estava prevista a abertura de 9 estabelecimentos em várias cidades do território português, contudo, o processo de implementação foi interrompido pela Revolução do 25 de abril, apesar de se constatar que, em 1974, já haviam tomado posse comissões instaladoras de 5 dessas escolas. Apesar desta interrupção e de as ENS terem sido oficialmente extintas em 1976, é frequentemente estabelecido um certo paralelismo (continuidade ou substituição e semelhança, inclusive na designação) com as atuais Escolas Superiores de Educação (ESE), criadas em 1979.por
dc.identifier.citationPires, C. (2024). Criação das “Escolas Normais Superiores”: uma inovação da “Reforma” entre a diversificação do ensino superior, a formação de professores e a organização do ensino básico. In A. Teodoro & J. Pintassilgo (eds), Nos 50 anos da Reforma Veiga Simão: as políticas educativas entre mudanças e continuidades. Educação, Cultura e Território (pp. 123-143). Edições Universitárias Lusófonas.
dc.identifier.doi10.60543/978-989-757-292-0/2024-sct-vol.5-1.6
dc.identifier.isbn978-989-757-292-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21511
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonas
dc.relationEsta publicação foi financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., através de fundos nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – projetos com as referências UIDB/4114/2020 (financiamento base) e UIDP/4114/2020 (financiamento programático).
dc.relation.hasversionhttps://recil.ulusofona.pt/server/api/core/bitstreams/980f16ed-fae3-4fc9-bf30-580a270fd21c/content
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectEscolas Normais Superiores
dc.subjectReforma Veiga Simão
dc.subjectFormação de Professores
dc.titleCriação das “Escolas Normais Superiores” – uma inovação da “Reforma” entre a diversificação do ensino superior, a formação de professores e a organização do ensino básico
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage143
oaire.citation.startPage123
oaire.citation.titleNos 50 anos da Reforma Veiga Simão: as políticas educativas entre mudanças e continuidades. Educação, Cultura e Território
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNamePires
person.givenNameCarlos
person.identifier.orcid0000-0002-8098-5932
relation.isAuthorOfPublication6a3593e2-9b6d-4ece-8c11-4cbb9d062be3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6a3593e2-9b6d-4ece-8c11-4cbb9d062be3

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