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Criação das “Escolas Normais Superiores” – uma inovação da “Reforma” entre a diversificação do ensino superior, a formação de professores e a organização do ensino básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Pires, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T11:22:03Z | |
dc.date.available | 2025-02-18T11:22:03Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | As “escolas normais superiores” (ENS) foram oficialmente criadas no âmbito da designada “Reforma Veiga Simão”, pela Lei n.º 5/73, de 25 de julho, e regulamentadas pelo Decreto-Lei n.º 402/73 de 11 de agosto, com o estatuto de subsistema do ensino superior. A designação foi “recuperada” por Veiga Simão para, segundo o próprio, “homenagear a I República”9 (Simão, 2008, p. 9). Entendia-se que a sua finalidade era a de “formar professores para o ensino preparatório” (Lima et al., 1995, p. 152), que no âmbito da “Reforma” se previa que passasse de 2 para 4 anos. Estava prevista a abertura de 9 estabelecimentos em várias cidades do território português, contudo, o processo de implementação foi interrompido pela Revolução do 25 de abril, apesar de se constatar que, em 1974, já haviam tomado posse comissões instaladoras de 5 dessas escolas. Apesar desta interrupção e de as ENS terem sido oficialmente extintas em 1976, é frequentemente estabelecido um certo paralelismo (continuidade ou substituição e semelhança, inclusive na designação) com as atuais Escolas Superiores de Educação (ESE), criadas em 1979. | por |
dc.identifier.citation | Pires, C. (2024). Criação das “Escolas Normais Superiores”: uma inovação da “Reforma” entre a diversificação do ensino superior, a formação de professores e a organização do ensino básico. In A. Teodoro & J. Pintassilgo (eds), Nos 50 anos da Reforma Veiga Simão: as políticas educativas entre mudanças e continuidades. Educação, Cultura e Território (pp. 123-143). Edições Universitárias Lusófonas. | |
dc.identifier.doi | 10.60543/978-989-757-292-0/2024-sct-vol.5-1.6 | |
dc.identifier.isbn | 978-989-757-292-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21511 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Edições Universitárias Lusófonas | |
dc.relation | Esta publicação foi financiada pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., através de fundos nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – projetos com as referências UIDB/4114/2020 (financiamento base) e UIDP/4114/2020 (financiamento programático). | |
dc.relation.hasversion | https://recil.ulusofona.pt/server/api/core/bitstreams/980f16ed-fae3-4fc9-bf30-580a270fd21c/content | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Escolas Normais Superiores | |
dc.subject | Reforma Veiga Simão | |
dc.subject | Formação de Professores | |
dc.title | Criação das “Escolas Normais Superiores” – uma inovação da “Reforma” entre a diversificação do ensino superior, a formação de professores e a organização do ensino básico | |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 143 | |
oaire.citation.startPage | 123 | |
oaire.citation.title | Nos 50 anos da Reforma Veiga Simão: as políticas educativas entre mudanças e continuidades. Educação, Cultura e Território | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Pires | |
person.givenName | Carlos | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8098-5932 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6a3593e2-9b6d-4ece-8c11-4cbb9d062be3 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6a3593e2-9b6d-4ece-8c11-4cbb9d062be3 |