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Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: a construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infância

dc.contributor.advisorFriães, Ritapt_PT
dc.contributor.authorPires, Ana Filipa Ribeiro
dc.date.accessioned2019-07-09T10:50:01Z
dc.date.available2019-07-09T10:50:01Z
dc.date.issued2019-05-09
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório pretende partilhar, de forma crítica e reflexiva, todo o percurso vivenciado ao longo da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), desenvolvida em contexto de jardim de infância (JI) durante aproximadamente quatro meses. Para além de reunir evidências da prática pedagógica, é também apresentado neste relatório, uma investigação que surgiu ao longo deste período e, por fim, é ainda apresentada uma reflexão sobre o processo de construção da minha identidade e profissionalidade. Durante a prática em JI, surgiu de uma potencialidade do meio – integrar inúmeros locais de interesse físico e cultural – um interesse pessoal em – reforçar uma aproximação do jardim de infância à comunidade que o envolve – através de um plano de ação que contribuísse para um maior contacto das crianças com a comunidade local e o meio envolvente. Desta forma, considerando os propósitos com que parti, optei por realizar um estudo assente numa abordagem qualitativa ou interpretativa, orientado pelas diretrizes da investigação-ação, combinando diferentes técnicas de recolha e análise de informação e de dados qualitativos e quantitativos, de modo a: (i) compreender as potencialidades pedagógicas do contacto com a comunidade local e o meio envolvente para as crianças, (ii) promover um conjunto de ações pedagógicas em interação com a comunidade local e o meio envolvente, (iii) analisar o envolvimento das crianças no contacto efetivo com a comunidade local e ainda (iv) refletir sobre os contributos desse contacto e envolvimento para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para a recolha dos dados recorreu-se à observação direta participante – registada em notas de campo –, a inquéritos por questionário às famílias das crianças, a entrevistas semiestruturadas à educadora cooperante e à diretora pedagógica e, ainda à análise documental. No que concerne ao tratamento dos dados e, considerando as características da informação recolhida, foi privilegiada a análise de conteúdo. Os dados reunidos indicam que a existência de uma relação positiva com a comunidade e, de um contacto com o meio envolvente, oferece às crianças possíveis aprendizagens não só sociais, como relativas às diversas áreas do seu desenvolvimento, como potencia também o desenvolvimento das suas competências mais precisamente no que respeita às dimensões cognitivas, sociais, culturais, físicas e emocionais.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report pretends to share, in a critical and refexive manner, the whole journey undergone through the Supervised Professional Practice II (PPS II), developed in the context of the kindergarten (KG) during approximately four months. In addition to gather evidences of the pedagogical practice, it is also presented in this report, an investigation that emerged along this period and, finally, is also presented a reflexion over the proccess of the construction of my identity and professionalism. During the practice in KG, emmerged a potential of the environment – to integrate numerous locations of physical and cultural interest – a personal interest in – strenghten an approach of the kindergarten to the community that envolves it – through a plan of action that contributed to a greater contact of the children with the local community and the envolving environment. This way, considering the purposes with which I started out, I opted to conduct a study rooted on a qualitative or interpretive approach, oriented by the guidelines of the investigationaction, combining different techniques of data collection and analises of qualitative and quantitative data, in order to: (i) understand the pedagogical potentialities of the contact with the local community and the environment for the children, (ii) promoting a set of pedagogical actions in interaction with the local community and the sorrounding environment, (iii) analyzing the involvement of the children in the efective contact with the local community and even (iv) reflect over the contribution of that contact and involvement for the learning process and develoment of the children. For the collection of data it was resorted to the direct participating observation – registered in field notes -, to questionaires made to the families of the children, to semistructured interviews to the cooperating educator and to the pedagogical director and, even to a documental analises. In what concerns to the treatment of data and, considering the characteristics of the collected information, it was privileged the content analises. The collected data indicates the existence of a positive relationship with the community and, of a contact with the sorrounding environment, offering the children possible apprencticeships not only social, as also relative to the diverse areas of their development, also potentiating the development of their competences more precisely concerning the cognitive, social, cultural, physical and emotional dimensions.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationPires, A. F. R. (2019). Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: A construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10277pt_PT
dc.identifier.tid202248127
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10277
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectComunidade localpt_PT
dc.subjectMeio envolventept_PT
dc.subjectRelação escola-comunidadept_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.subjectLocal communitypt_PT
dc.subjectSorrounding environmentpt_PT
dc.subjectRelation school-communitypt_PT
dc.titleAbrir as portas da sala para conhecer e aprender: a construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

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