Publication
Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação
dc.contributor.author | Pereira, Teresa Matos | |
dc.contributor.author | Almeida, António | |
dc.contributor.author | Vieira, Natália | |
dc.contributor.author | Loureiro, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2016-11-30T10:38:09Z | |
dc.date.available | 2016-11-30T10:38:09Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O conjunto de textos reunidos nestas atas corresponde às comunicações apresentadas pelos participantes no VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional - sob o lema ―Estética e Arte em Educação‖ que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa entre os dias 27 e 28 de novembro de 2015. O Encontro, organizado pelo CIED (Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais) e pela Escola Superior de Educação de Lisboa, procurou constituir-se como um espaço de reflexão e debate em torno do papel desempenhado pela Estética e Arte na Educação, contemplando a diversidade de contextos formais, não formais e informais. Os dois dias em que decorreu o Encontro ficaram marcados pela partilha de experiências desenvolvidas em contextos variados que possibilitaram uma discussão e reflexão conjuntas acerca de posicionamentos teóricos face à educação e à arte, práticas e contextos de criação artística, mediação e inclusão, contemplando modalidades de abordagem variadas. Os objetivos iniciais do Encontro foram: i) promover a partilha de conhecimentos/experiências e a reflexão crítica, partindo de práticas nas diversas áreas artísticas, ii) contribuir para uma maior compreensão sobre o papel da Estética e das Artes nos processos educativos em contextos formais, não formais e informais, iii) estabelecer diálogos interdisciplinares, considerando problemáticas centradas nos desafios e alternativas aos modelos de educação artística, inclusão, mediação, intervenção social e ativismo artístico. Considerando a multiplicidade de questões implicadas no cruzamento entre as artes e a educação, envolvendo práticas artísticas, práticas educativas, fruição, interpretação e reflexão crítica em torno dos processos e dos objetos de arte, foram delineados seis eixos temáticos que igualmente compõem o presente volume de atas: 1) Intervenção artística e inclusão; 2) Mediação Artística e Educação; 3) Criação artística e contextos educativos; 4) As Artes nos curricula; 5) Educação em Artes e Artes em Educação; 6)Articulação das Artes com outras literacias. Para além destes eixos temáticos foram ainda desenvolvidos workshops, dos quais são aqui apresentados alguns resultados. O eixo 1 - Intervenção artística e inclusão – procura dar conta de um conjunto de modalidades de intervir em contextos socioculturais/educativos diversos através das práticas artísticas, considerando o seu papel na formação plena do indivíduo atendendo às suas dimensões sociais, cognitivas, culturais, criativas, etc. e reconhecendo que a inclusão se constitui como um processo dinâmico e marcado pela reciprocidade. O eixo 2 - Mediação Artística e Educação – incide sobre a teia de ligações entre os processos, práticas e objetos artísticos, os contextos de criação e divulgação e os públicos, considerando as dimensões educativas do espaço intersticial entre a esfera da criação e da receção. O eixo 3 - Criação artística e contextos educativos – coloca o enfoque na esfera da criação, assumindo-se como espaço de partilha de experiências no âmbito dos processos criativos que se desenvolvem em diversos contextos educativos (formais e não-formais), assumindo uma dimensão mais espacializada ou mais transversal. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação| 5 O eixo 4 - As Artes nos curricula – procura dar conta do papel das artes no desenho curricular de vários níveis de ensino, considerando questões de ordem teórica, modelos pedagógicos e contributos para um espetro vasto de aprendizagens e competências a desenvolver. O eixo 5- Educação em Artes e Artes em Educação – abrange uma dimensão mais alargada da educação artística, considerando os vários modelos teóricos que lhe estão subjacentes e rspetivas metodologias de abordagem. O eixo 6 - Articulação das Artes com outras literacias - incide nas possibilidades de estabelecer abordagens de natureza interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar com outros domínios disciplinares de modo a beneficiar de contributos recíprocos na construção de um conhecimento integrado. O Encontro contou com a presença de 153 participantes, sendo que foram apresentadas 50 comunicações, 6 posters, 1 mesa redonda sobre Mediação Artística e Cultural com a participação de representantes de instituições, como a Culturgest e o Museu do Chiado, ou de associações que desenvolvem modelos participativos de intervenção e mediação cultural e artística. Foram igualmente dinamizados 6 workshops práticos, apresentadas exposições com projetos de intervenção artística na comunidade e com manifestos artísticos a partir de problemáticas educativas e uma feira da Cerâmica. Finalmente, todos os textos aqui apresentados recolheram os contributos da apresentação pública das comunicações e da discussão de ideias acerca da importância das artes na educação considerando os eixos temáticos abordados, bem como de um processo de blind review. | pt_PT |
dc.identifier.citation | T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. (2016) Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN: 978-989-95733-7-6 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-95733-7-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/6598 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2016/atas_enc.cied_web.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Arte | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Intervenção artística | pt_PT |
dc.subject | Mediação artística | pt_PT |
dc.subject | Criação artística | pt_PT |
dc.subject | Contexto educativo | pt_PT |
dc.subject | Curriculo | pt_PT |
dc.subject | Literacia | pt_PT |
dc.title | Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação | pt_PT |
person.familyName | Matos Pereira | |
person.familyName | Almeida | |
person.familyName | Loureiro | |
person.givenName | Teresa | |
person.givenName | António | |
person.givenName | Cristina | |
person.identifier.ciencia-id | 4A1C-9290-92E0 | |
person.identifier.ciencia-id | DB12-806E-BF8E | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4028-4891 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3594-1324 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7343-6444 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 245e619d-43f0-44fd-9bff-7288172fd4d0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79 | |
relation.isAuthorOfPublication | 1287fb1b-fdf2-4e7c-8784-ca0bc14ddbf0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1287fb1b-fdf2-4e7c-8784-ca0bc14ddbf0 |