Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Educação para o risco: o caso dos fogos florestais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Thelma_Pacheco_Relatório Final.pdf6.82 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES-II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, descreve-se a prática pedagógica ocorrida no 2.º ano do 1.º CEB e no 5º ano do 2.º CEB. Explicitando de modo sumário os vários aspetos que ilustram estas intervenções realiza-se uma análise crítica da mesma. Na segunda parte, apresenta-se um estudo que procurou verificar os conhecimentos de alunos no 2.º ano do 1.º CEB no que respeita ao risco dos fogos ou incêndios florestais. Neste estudo, definiram-se três objetivos principais: i) desenvolver o conhecimento associado aos incêndios florestais e comportamentos associados ii) aumentar o conhecimento acerca de atitudes de prevenção e de autoproteção relacionadas com os incêndios descontrolados e iii) desenvolver competências transversais, como o desenvolvimento pessoal e autonomia, através da promoção das áreas de competência de bem-estar, saúde e ambiente. Deste modo, procedeu-se à implementação de um plano de ação do qual constaram atividades que foram concretizadas e através das quais se pretendeu ir ao encontro dos objetivos definidos ao longo da intervenção. Contudo, o reduzido tempo disponível para a implementação da intervenção impediu que se verificassem melhorias com maior amplitude.
ABSTRACT This report was developed as part of the course unit of Supervised Teaching Practice II of the MA in Teaching of the 1st Cycle of Primary Education and Portuguese and History of 2nd Cycle of Primary Education. The report is divided into two parts. The first part presents the description of the intervention period that occurred in a 2nd year of schooling of the 1st Cycle of Primary Education and in a 5th year of schooling of the 2nd Cycle of Primary Education. The second part presents the study that was produced and intended to verify the 2nd year of schooling students’ knowledge concerning forest fires hazard. In this study three general objectives were settled: i) to develop knowledge regarding forest fires ii) to increase awareness regarding prevention and self-protection in what concerns forest fires hazard. iii) to develop transversal competences as personal development and autonomy throughout the well-being, health and environment fields promotion. Thus, an action plan with several activities aiming this objective was conducted throughout the intervention. Nevertheless, a lack of a longer time ascribed to implement the action plan, the students improved their knowledge about the theme significantly.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Cidadania Educação Risco Cultura incêndio Florestal Forest fires hazard Citizenship education Security culture Forest fire eEducation

Citation

Pacheco, T. T. C. (2022). Educação para o risco: o caso dos fogos florestais (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/14595

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue