Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
829.78 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os Programas de Mentoria são cada vez mais reconhecidos como uma estratégia eficaz
de apoio à integração dos estudantes nas instituições de ensino superior, apresentando
vantagens ao nível académico, social e pessoal, motivando para o estudo (DuBois et
al., 2002), contribuindo para o sucesso académico (Oliveira, 2020 & 2021) e para a
prevenção do abandono (De Backer, Keer, Valcke & 2012).
O Programa Mentori@IPL está implementado em seis unidades orgânicas (UO) do
Politécnico de Lisboa, mas a participação dos estudantes é reduzida face ao universo
dos estudantes de licenciatura. Mesmo aqueles que participam, têm uma adesão
mínima às atividades propostas, possivelmente devido a falhas na comunicação ou à
oferta dos conteúdos. O avanço das tecnologias e o aumento dos canais de
comunicação, incluindo a tecnologia social, permite aos utilizadores satisfazerem as
suas necessidades de pertença e de apoio com recurso a grupos ou locais de encontro
online (Berkup, 2014). No entanto, o uso intensivo das redes sociais pode,
paradoxalmente, levar à “solidão digital”, afastando os estudantes das atividades
presenciais (Seibert, 2021; Kapil & Roy, 2014).
No projeto COMentoria (IPL/IDI&CA2023/COMentoria_ESCS) pretende-se identificar
diferentes perceções sobre a comunicação do Programa, através de uma investigação
de cariz misto, mapeando os canais, conteúdos e timings de comunicação, conhecer as
opiniões dos mentores/mentorandos sobre as SWOT da comunicação e obter feedback
dos restantes stakeholders sobre canais e formatos mais adequados para comunicar.
Os resultados aqui apresentados centram-se na análise documental e na análise SWOT
da edição 2022/2023 realizada com mentores/mentorandos, tendo sido identificadas
forças, oportunidades, fraquezas e ameaças no processo de comunicação do Programa
e atividades promovidas.
Tendo por base a análise documental (Afonso, 2005) sobre os canais e formatos de
comunicação, órgãos e atores envolvidos, destaca-se que o site institucional e o
WhatsApp foram os únicos meios utilizados em todas as UO e, também, os mais
utilizados; o telefone, SMS e e-mail pessoal foram os menos utilizados; o recrutamento
de mentores/mentorandos foi a informação mais comunicada; o questionário de
monitorização foi a informação menos comunicada mas, mesmo assim, teve uma
grande adesão por parte dos estudantes.
Na Análise SWOT (Ribeiro, 2019; Schiefer et al, 2006) destaca-se a comunicação
interpessoal, presencial e o recurso às redes sociais das UO e IPL como os pontos
fortes da comunicação mais identificados; os pontos fracos são a inexistência de redes
sociais próprias e a falta de comunicação das diversas atividades que o programa
promove ao longo do ano letivo; as oportunidades mais sugeridas são a participação
de representantes do programa em eventos universitários, quer sejam externos ou
internos ao IPL, e a colaboração entre a mentoria e os núcleos das diversas UO. As
ameaças apontadas são os horários letivos e a participação nas Atividades de
Integração de Alunos.
Perspetiva-se, no futuro, a reformulação da estratégia comunicacional, esperando
contribuir para o aumento do número de participantes, para uma melhor integração, para
o aumento do sucesso escolar e para a redução das taxas de abandono.
Referê ncias bibliográ ficas
Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação – um guia prático e crítico.
Edições ASA.
Carmo, H., & Ferreira, M. M. (1998). Metodologia de Investigação. Guia para Auto-
aprendizagem. Universidade Aberta.
De Backer, Liesje, Keer, Hilde Van & Valcke, Martin (2012). Exploring the potential
impact of reciprocal peer tutoring on higher education students metacognitive knowledge
and regulation. Instructional science, 40(3), 559-588.
Berkup, S. B. (2014). Working With Generations X And Y In Generation Z Period:
Management of Different Generations in Business Life. Mediterranean Journal of Social
Sciences, 5(19), 218-229.
https://doi.org/10.5901/mjss.2014.v5n19p218
Dillman, D. A. (2007). Mail and internet surveys: The tailored design method (2nd
Edition). Hoboken, Nova Jersey: John Wiley & Sons.
DuBois, D. L., Holloway, B. E., Valentine, J. C., & Cooper, H. (2002). Effectiveness of
mentoring programs for youth: A meta-analytic review. American journal of community
psychology, 30(2), 157-197.
Galego, C. & Gomes, A. (2005). Emancipação, ruptura e inovação: o “focus group” como
instrumento de investigação. Revista Lusófona de Educação, (5), 173–184.
http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rle/n5/n5a10.pdf.
Kapil, Y., & Roy, A. (2014). A Critical Evaluation of Generation Z at Workplaces.
International Journal of Social Relevance & Concern, 2.
https://doi.org/10.1016/S2212-5671(15)00876-X
Oliveira, E. (2021)Boas práticas de mentoria no ensino superior. Lisboa: Edições
Caleidoscópio.
Oliveira, E. (2020). Mentoria e Motivação. Lisboa: Edições Caleidoscópio.
Patton, M. Q. (1990). Qualitative evaluation and research methods (2nd ed.). Sage
Publications, Inc.
Ribeiro, R. (2019). Marketing - Do conhecimento à decisão (3rd ed.). Lisboa: Causa das
Regras.
Seibert, S. A. (2021). Problem-Based Learning: A Strategy to Foster Generation Z's
Critical Thinking and Perseverance. Teaching and Learning in Nursing, 16(1), 85-88.
https://doi.org/10.1016/j.teln.2020.09.002
Schiefer, U., Bal-Dobel, L., Batista, A., Dobel R., Nogueira, J. Teixeira, P. (2006) Manual
de planeamento e avaliação de projectos. São João do Estoril, Cascais: Principia.
Nota biográfica das autoras
Alexandra David – Coordenadora do Programa Mentori@IPL. Professora Adjunta-
Convidada ESCS
Ana Costa – Coordenadora do Programa Mentori@IPL. Docente da ESTeSL
Ana Gama – Coordenadora do Programa Mentori@IPL. Professora Adjunta ESELx
Ana Pedro - Membro da equipa Coordenação do Programa Mentori@IPL. Professora
Adjunta ISCAL
Ana Raposo – Pró-Presidente do IPL para Comunicação Estratégica. Professora
Coordenadora ESCS
Cândida Godinho – Membro da equipa Coordenação do Programa Mentori@IPL.
Técnica Superior Gabinete Saídas Profissionais ISCAL
Catarina Teixeira – Coordenadora do Programa Mentori@IPL. Psicóloga Espaço de
Apoio ao Aluno ISEL.
Conceição Soares – Membro da equipa Coordenação do Programa Mentori@IPL.
Psicóloga coordenadora Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE-SAS-IPL)
Cristina Borges – Coordenação do Programa Mentori@IPL. Vice-presidente para
área pedagógica, planeamento e qualidade do ISEL. Professora Adjunta da ISEL
Raquel Rogeiro - Finalista da licenciatura em RPCE-ESCS. Bolseira de iniciação à
investigação Projeto COMentoria.
Rita Pereira – Membro da equipa Coordenação do Programa Mentori@IPL,
Professora Adjunta DEEEA ISEL
Rute Agostinho – Coordenadora do Programa Mentori@IPL. Pró-Presidente do IPL
para o Sucesso Académico e Competências Transversais
Susana Encarnação –– Membro da equipa Coordenação do Programa Mentori@IPL.
Técnica Superior da Área de Apoio ao Estudante e Diplomado (SP-IPL)
Susana Torres – Membro da equipa Coordenação do Programa Mentori@IPL.
Técnica Superior Gabinete de Comunicação e Imagem ESELx
Description
Keywords
IPL/IDI&CA2023/COMentoria_ESCS Mentoria Comunicação Envolvimento Estudantes
Citation
David, A., Costa, A., Gama, A., Pedro, A., Raposo, A., Godinho, C., Teixeira, C., Soares, C., Borges, C., Rogeiro, R., Pereira, R., Agostinho, R., Encarnação, S. & Torres, S. (2024, mai, 23). A comunicação do programa Mentori@IPL: que contributos para uma maior adesão dos estudantes?. Comunicação apresentada no congresso “Melhor Comunicação, Mais Bem-Estar nas Instituições de Ensino Superior”, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.
Publisher
FLOW – Enfrentando Obstáculos ao Bem-estar na Academia