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Abstract(s)
A Escola Normal de Lisboa representa um símbolo maior da formação
de professores, nomeadamente durante o período republicano
(1910-1926), em que se registou um investimento significativo na
formação de professores, tanto ao nível do discurso político e educativo,
como no esforço reformista. O ensino normal conheceu então
a sua fase de apogeu, pela importância que foi atribuída à formação
de docentes, fundamental na conceção da educação como motor do
desenvolvimento e progresso do país, assim como na construção do
chamado Homem Novo – o cidadão republicano, culto e instruído,
participante ativo na vida política da nova nação que a República,
laica e democrática, queria criar.
Description
Keywords
Escola Normal de Lisboa Formação de professores
Citation
Mogarro, M. J. (2018) A Escola Normal de Lisboa e a formação de professores: percursos, identidade e afirmação sob o signo da pedagogia republicana da educação nova in Ferreira, N., Estrela, A., & Valente, B. (2018) O edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). ciclo de conferências. (pp. 37-76) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.120
Publisher
CIED-Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa