Repository logo
 
Publication

Motivação para o estudo individual do violino : abordagem e elaboração de estratégias motivacionais

dc.contributor.advisorNeto, Tiago
dc.contributor.advisorSerra, Sofia
dc.contributor.authorDamil, Ana Rita dos Santos
dc.date.accessioned2018-10-18T09:43:56Z
dc.date.available2018-10-18T09:43:56Z
dc.date.issued2017-08
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino de Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I - A primeira parte deste trabalho consiste na descrição do estágio curricular realizado no Instituto Gregoriano de Lisboa (IGL), ao longo do ano letivo 2016/2017, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa. Esta secção está dividida em quatro partes, durante as quais se descreve toda a atividade exercida. Em primeiro lugar, é feita uma caracterização da escola tanto a nível das infraestruturas, como da população (docente, discente, comunidade educativa) e do projeto educativo (oferta educativa e plano de atividades pedagógicas e culturais). A minha atividade como docente é o segundo ponto aqui retratado. De seguida, e especificando um pouco, é apresentada a classe de violino do IGL, bem como os alunos que me foram atribuídos neste estágio e o seu respetivo programa de estudos. Por último, é realizada uma reflexão sobre toda a envolvente do estágio: o IGL, o estágio em si, a minha atividade como professora de violino e a contribuição deste estágio para esta última.pt_PT
dc.description.abstractResumo II A segunda parte corresponde à investigação e a todo o processo que lhe é inerente. Nela são retratados dois aspetos cruciais para a aprendizagem de um instrumento: a motivação e o estudo individual. É também explorada a forma como estes se relacionam e são sugeridas estratégias que o professor poderá utilizar dentro desta abordagem. Também este capítulo está dividido em quatro partes distintas. Na primeira secção é realizada a análise metodológica do trabalho. Depois é examinada toda a componente que abarca a motivação, nomeadamente as principais teorias e fatores que exercem influência sobre esta, bem como o ambiente que rodeia os alunos, e o papel dos pais e do professor de violino. O estudo individual e a sua ligação com a motivação são a terceira parte deste trabalho. Por último, são apresentadas as estratégias motivacionais para o estudo individual.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - The first part of this work reports to the internship realized at Instituto Gregoriano de Lisboa (IGL), during the academic year 2016/2017, within the Masters in Music Teaching from Escola Superior de Música de Lisboa. This section is divided in four parts, where all the activities carried out are described. First of all, the school is characterized both at the level of its infrastructures, as well as the population and the educational project (academic causes offered and pedagogical and cultural plan of activities). Secondly, it is presented my activity as teacher. Then, and somewhat specifying, the violin class of IGL is presented, as well as the students attributed to me within this internship and respective programmes of studies. Finally, a reflection is made on every surrounding aspect of the internship: the IGL, the internship itself, my career as violin teacher and the internship contribution to it.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II The second part addresses the research and the whole process connected with it. Two main aspects for the learning of a musical instrument are portrayed: motivation and individual practice. The way in which they are related is also explored, as well as strategies are suggested so that a teacher may use them. This chapter is also divided in four distinct parts. The first section comprises the methodological analysis of the work. Then, all the component that covers motivation is analyzed, namely theories and factors that influence it, as well as the environment that surrounds the student, the parents and the violin teacher. Individual practice and its connection to motivation are the third part of this work. To conclude, motivational strategies for the individual practice are presented.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201958996
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8944
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectEstudo individualpt_PT
dc.subjectEstratégias motivacionaispt_PT
dc.subjectViolinopt_PT
dc.subjectInstituto Gregoriano de Lisboapt_PT
dc.subjectPapel do professorpt_PT
dc.subjectPapel dos Encarregados de Educaçãopt_PT
dc.subjectIndividual practicept_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectMotivational strategiespt_PT
dc.subjectViolinpt_PT
dc.subjectTeacher’s rolept_PT
dc.subjectParent’s rolept_PT
dc.titleMotivação para o estudo individual do violino : abordagem e elaboração de estratégias motivacionaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleMotivação para o estudo individual do violino : abordagem e elaboração de estratégias motivacionaispt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Ana Rita Damil - Revisto TN Final.pdf
Size:
3.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: