Repository logo
 
Publication

To be or not to be… seen: o regime do (in) visível em Hamlet (2000)

dc.contributor.authorChinita, Fátima
dc.date.accessioned2017-02-13T10:11:32Z
dc.date.available2017-02-13T10:11:32Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente ensaio aborda o filme Hamlet (2000, Michael Almereyda, EUA) como uma rescrita audiovisual da peça homónima de William Shakespeare. Neste caso, o campo semântico visão/olhar encontra a sua natural expressão num discurso metacinematográfico, envolvendo uma relação entre as instâncias autoral e espetatorial, mediadas pelo filme. Partindo de teorias fenomenológicas, psicossemióticas, psicanalíticas e narratológicas – congregadas num todo versando a natureza ótica e escópica do cinema - o artigo analisa a dimensão espetatorial contida na peça de Shakespeare (e mais ainda no filme de Almereyda), a qual funciona sempre em prol da manutenção do espetáculo, o que implica ser-se visto a ver e não apenas olhar e/ou ser-se olhado.pt_PT
dc.description.abstractAbstract - This essay verses the film Hamlet (2000, Michael Almereyda, USA) as an audiovisual rewrite of the play by William Shakespeare. In this particular case the semantic field of vision/looking finds its natural expression in a meta-cinematic discourse which involves the relationship between the authorial and spectatorial roles, mediated by the film. Based on phenomenological, pycho-semiotic, psychoanalytical and narratological theories – all brought together in a whole about the optical and scopic nature of film – the article analyses the spectatorial dimension of the play (and even more so of the film), which works in favor of the maintenance of spectacle by means of being seen looking at something, rather than looking or being seen.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn9789897291746
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6795
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherImprensa Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.ipl.pt/sites/default/files/revista_alicerces6.pdfpt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectAdaptação cinematográficapt_PT
dc.subjectMetacinemapt_PT
dc.subjectEspectadorpt_PT
dc.subjectFenomenologiapt_PT
dc.subjectHamlet
dc.titleTo be or not to be… seen: o regime do (in) visível em Hamlet (2000)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage148pt_PT
oaire.citation.startPage130pt_PT
oaire.citation.titleAlicerces: revista de investigação, ciência, tecnologia e artept_PT
person.familyNameMata
person.givenNameMaria
person.identifier.orcid0000-0001-7494-1039
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4e5f0177-6b2a-4c33-8259-2ff05d9c945a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4e5f0177-6b2a-4c33-8259-2ff05d9c945a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
alicerces_fc.pdf
Size:
222.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections