Repository logo
 
Publication

A aprendizagem do corpo humano no 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem interdisciplinar entre a expressão plástica e o estudo do meio

dc.contributor.advisorPereira, Teresapt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Antóniopt_PT
dc.contributor.authorSantos, Maria Madalena Horta e Vale Otero dos
dc.date.accessioned2019-03-11T14:38:26Z
dc.date.available2019-03-11T14:38:26Z
dc.date.issued2018-07-20
dc.descriptionRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio integra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II). Neste são apresentadas as práticas de ensino supervisionadas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a investigação desenvolvida durante a prática no 1.º CEB. Quanto às práticas de ensino supervisionadas, é apresentada a caracterização do contexto socioeducativo de cada uma, bem como a identificação das questõesproblema e dos objetivos gerais de intervenção, definidos a partir das potencialidades e das fragilidades de cada contexto. A investigação é apresentada na segunda parte deste documento. O tema de investigação emergiu da prática pedagógica, indo ao encontro dos interesses e das necessidades dos alunos. Assim, pretendeu-se verificar as vantagens para a aprendizagem do corpo humano decorrentes da articulação interdisciplinar entre a Expressão Plástica e o Estudo do Meio. Neste estudo participaram dezoito alunos da turma do 3.º ano de escolaridade, na qual decorreu a PES no 1.º CEB, tendo estes idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. No que diz respeito às etapas da investigação, inicialmente, administrou-se um questionário (pré-intervenção) para avaliar os conhecimentos prévios das crianças a respeito dos conteúdos a abordar relacionados com o corpo humano. Em seguida, durante o período de três semanas, implementou-se um plano de intervenção que terminou com a administração do mesmo questionário. Os resultados da investigação revelaram que os objetivos do estudo foram atingidos, tendo os alunos realizado aprendizagens tanto na área da Expressão Plástica como do Estudo do Meio.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report is part of the Supervised Teaching Practice II curricular unit. This work presents the supervised teaching practices in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education and the research developed during the pedagogical practice on the 1st cycle. Regarding the supervised teaching practices, it is presented the characterization of the socio-educational context of each one, as well as the identification of problem-questions and the general intervention goals, which were defined based on the strengths and weaknesses of each context. The research is presented in the second part of this document. The subject of research emerged from the practices, and it was intended to meet the interests and the needs of the students. The goal of the project was to verify the advantages of learning about the human body in interdisciplinary articulation between Visual Arts and Science. In this study, participated eighteen students from the third-grade class (between 8 and 9 years old) in which the Supervised Teaching Practice took place. Regarding the steps of the investigation, a pre-intervention questionnaire was initially administered to assess the children's prior knowledge of the contents to be addressed related to the human body. Then, during a three-week period, an intervention plan was implemented, ending with the administration of the same questionnaire. The results of the research revealed that the objectives of the study were achieved, since students acquired learning in the area of Visual Arts and Science.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationSantos, M. M. H. (2018). A aprendizagem do corpo humano no 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem interdisciplinar entre a expressão plástica e o estudo do meio (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9695pt_PT
dc.identifier.tid202055302
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9695
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEstudo do meiopt_PT
dc.subjectExpressão plásticapt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectCorpo humanopt_PT
dc.subjectSciencept_PT
dc.subjectVisual artspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectPrimary schoolpt_PT
dc.subjectHuman bodypt_PT
dc.titleA aprendizagem do corpo humano no 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem interdisciplinar entre a expressão plástica e o estudo do meiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A aprendizagem do corpo humano no 1.º Ciclo do Ensino Básico - Uma abordagem interdisciplinar entre a Expressão Plástica e o Estudo do Meio. Madalena Otero (2018).pdf
Size:
25.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: