Repository logo
 
Publication

Monitorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escola

dc.contributor.authorFerreira, Miguel
dc.contributor.authorLeite, Teresa
dc.contributor.authorRosa, João
dc.date.accessioned2020-06-18T13:11:44Z
dc.date.available2020-06-18T13:11:44Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO estudo centra-se na monitorização dos resultados de aprendizagem enquanto instrumento para a obtenção de informação pertinente para a tomada de decisão visando a melhoria da escola. Tem como objetivos:1) caraterizar o desempenho dos alunos visando a identificação de áreas fortes e de áreas de melhoria; 2) caraterizar a perceção dos atores relativamente ao processo; 3) verificar se e como a monitorização dos resultados é incorporada na tomada de decisão conducente à melhoria do ensino e da aprendizagem. Desenvolvido numa perspetiva de estudo de caso, o estudo foi suportado numa metodologia mista, pois recorre a processos de recolha e análise de dados quantitativos e qualitativos, sequencialmente. O estudo toma como ponto de partida os resultados dos alunos nas áreas curriculares de Português e Matemática, em Provas de Aferição Internas do 1º ciclo de escolaridade básica de um colégio de Lisboa, entre 2011/12 e 2015/16. A análise dos resultados permitiu o reconhecimento de áreas fortes e a identificação de oportunidades de melhoria da instituição. Os intervenientes no estudo (professores e direção) consideram a monitorização efetuada como uma mais-valia para a sua instituição, reconhecendo uma melhoria da prática pedagógica dos professores, a contribuição para uma melhor organização do apoio escolar, o melhor planeamento curricular do 1º ciclo, a possibilidade de existência de formação contínua específica e o contributo para a melhoria dos resultados dos alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, M., Leite, T., Rosa, J. (2019) Monitorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escola in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (232-244) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-10-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11880
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/livro_atas_4eme_vf_0.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMonitorização dos resultados escolarespt_PT
dc.subjectMelhoria da escolapt_PT
dc.subjectEficácia escolarpt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.titleMonitorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escolapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage244pt_PT
oaire.citation.startPage232pt_PT
oaire.citation.titleAtas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNameLeite
person.familyNameFrias Rosa
person.givenNameTeresa
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-idB419-1165-BC6B
person.identifier.orcid0000-0003-2969-9882
person.identifier.orcid0000-0001-6328-9807
person.identifier.scopus-author-id55798180500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975
relation.isAuthorOfPublication4bf520b7-e7c0-4553-a68c-2bd1c3a1c506
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4bf520b7-e7c0-4553-a68c-2bd1c3a1c506

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Monitorização dosresultadoslivro_atas_4eme.pdf
Size:
298.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections