Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
298.79 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo centra-se na monitorização dos resultados de aprendizagem enquanto instrumento
para a obtenção de informação pertinente para a tomada de decisão visando a melhoria da
escola. Tem como objetivos:1) caraterizar o desempenho dos alunos visando a identificação
de áreas fortes e de áreas de melhoria; 2) caraterizar a perceção dos atores relativamente ao
processo; 3) verificar se e como a monitorização dos resultados é incorporada na tomada de
decisão conducente à melhoria do ensino e da aprendizagem. Desenvolvido numa perspetiva
de estudo de caso, o estudo foi suportado numa metodologia mista, pois recorre a processos
de recolha e análise de dados quantitativos e qualitativos, sequencialmente. O estudo toma
como ponto de partida os resultados dos alunos nas áreas curriculares de Português e
Matemática, em Provas de Aferição Internas do 1º ciclo de escolaridade básica de um colégio
de Lisboa, entre 2011/12 e 2015/16. A análise dos resultados permitiu o reconhecimento de
áreas fortes e a identificação de oportunidades de melhoria da instituição. Os intervenientes
no estudo (professores e direção) consideram a monitorização efetuada como uma mais-valia
para a sua instituição, reconhecendo uma melhoria da prática pedagógica dos professores, a
contribuição para uma melhor organização do apoio escolar, o melhor planeamento curricular
do 1º ciclo, a possibilidade de existência de formação contínua específica e o contributo para
a melhoria dos resultados dos alunos.
Description
Keywords
Monitorização dos resultados escolares Melhoria da escola Eficácia escolar Liderança
Citation
Ferreira, M., Leite, T., Rosa, J. (2019) Monitorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escola in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (232-244) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa