Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Contributos do feedback na prática do TEA para os processos de autorregulação de alunos do 2.º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Final_Maria Cordeiro.pdf2.63 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório final desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi desenvolvido numa turma de 2.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, contando com a participação de 21 alunos com idades entre os 7 e os 9 anos. Teve como questão de investigação: Qual o contributo do feedback para os processos de autorregulação na prática do TEA, em alunos do 2.º ano de escolaridade? De forma a dar resposta à questão de investigação, formularam-se os seguintes objetivos específicos da investigação: (i) Caracterizar os processos de autorregulação da aprendizagem no início e no final da intervenção educativa; (ii) Compreender o contributo do feedback para os processos de autorregulação dos alunos. Tendo em consideração os objetivos, o estudo adotou uma metodologia de natureza qualitativa, utilizando o design de uma investigação sobre a prática, seguindo princípios de um estudo de investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados recorreu-se à observação participante, à aplicação de um questionário e a conversas/ discussões em Conselhos de Cooperação. Os resultados do estudo permitiram verificar, em alguns casos, uma melhoria ao nível do desempenho e dos processos de autorregulação dos alunos na prática do Tempo de Estudo Autónomo, verificando-se que o feedback contribui para esta mesma autorregulação.
The present final report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice II course unit of the Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The study was conducted in a 2nd grade class of the 1st Cycle of Basic Education, with the participation of 21 students aged between 7 and 9 years. The research question was: What is the contribution of feedback to the self-regulation processes in the practice of Autonomous Study Time, in 2nd grade students? To address the research question, the following specific objectives were formulated: (i) To characterize the learning self-regulation processes at the beginning and end of the educational intervention; (ii) To understand the contribution of feedback to the students' self-regulation processes. Considering these objectives, the study adopted a qualitative methodology, designed as a practice-based research, following the principles of an action research study. Data collection techniques included participant observation, a questionnaire, and conversations/discussions in Cooperation Councils. The study results showed, in some cases, an improvement in the performance and students' self-regulation processes in the practice of Autonomous Study Time, demonstrating that feedback contributes to this self-regulation.

Description

Relatório de prática de ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Tempo de Estudo Autónomo Autorregulação Feedback 1.º ciclo do ensino básico Autonomous Study Time Self-Regulation Feedback 1st cycle of basic education

Citation

Cordeiro, M. A. G. (2024). Contributos do feedback na prática do TEA para os processos de autorregulação de alunos do 2.º ano de escolaridade (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/18075

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue