Publication
Perturbação do Espetro do Autismo: o percurso escolar na voz das crianças
dc.contributor.author | Moreira, Vera | |
dc.contributor.author | Madureira, Isabel | |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T10:09:10Z | |
dc.date.available | 2020-07-06T10:09:10Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Tendo como objetivo geral conhecer a perceção de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) acerca do seu percurso escolar, o presente estudo procurou identificar assituações significativas desse percurso. Privilegiaram-se as narrativas pessoais de dois adolescentes, dando voz aos sujeitos através de entrevistas de natureza biográfica, uma vez que permitem aceder a acontecimentos significativos, compreendendo-os no contexto em que emergem. De modo a obter uma visão mais compreensiva do fenómeno em estudo, realizaram-se duas entrevistas semiestruturadas às respetivas mães. Para o tratamento e análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo, onde predominaram os processos indutivos. Os resultados do estudo permitiram identificar as seguintes situações significativas: o início da escolaridade, as transições de ciclo e de escola, a avaliação das aprendizagens, a participação em atividades escolares e a interação com pares. As narrativas mostram que os percursos foram influenciados pelo diagnóstico, pela escolha/seleção da escola, pela forma como decorreram as mudanças e pelas atitudes da família e da escola. Neste sentido, os resultados apontam para a necessidade de uma intervenção atempada e conjunta por parte da escola e da família, de modo a facilitar o processo de inclusão escolar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Moreira, V., Madureira, I. (2017) Perturbação do Espetro do Autismo: o percurso escolar na voz das crianças in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (55-72) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8912-00-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/12004 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autismo | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Perceção | pt_PT |
dc.subject | Percurso escolar | pt_PT |
dc.title | Perturbação do Espetro do Autismo: o percurso escolar na voz das crianças | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 72 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 55 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa | pt_PT |
person.familyName | Madureira | |
person.givenName | Isabel | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0739-3276 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ff049a8a-3df7-4e55-b05e-e278cfdd10fb | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | ff049a8a-3df7-4e55-b05e-e278cfdd10fb |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Perturbação do Espetro do Autismo3oeme_atas.pdf
- Size:
- 195.25 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format