Repository logo
 
Publication

Perturbação do Espetro do Autismo: o percurso escolar na voz das crianças

dc.contributor.authorMoreira, Vera
dc.contributor.authorMadureira, Isabel
dc.date.accessioned2020-07-06T10:09:10Z
dc.date.available2020-07-06T10:09:10Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractTendo como objetivo geral conhecer a perceção de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) acerca do seu percurso escolar, o presente estudo procurou identificar assituações significativas desse percurso. Privilegiaram-se as narrativas pessoais de dois adolescentes, dando voz aos sujeitos através de entrevistas de natureza biográfica, uma vez que permitem aceder a acontecimentos significativos, compreendendo-os no contexto em que emergem. De modo a obter uma visão mais compreensiva do fenómeno em estudo, realizaram-se duas entrevistas semiestruturadas às respetivas mães. Para o tratamento e análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo, onde predominaram os processos indutivos. Os resultados do estudo permitiram identificar as seguintes situações significativas: o início da escolaridade, as transições de ciclo e de escola, a avaliação das aprendizagens, a participação em atividades escolares e a interação com pares. As narrativas mostram que os percursos foram influenciados pelo diagnóstico, pela escolha/seleção da escola, pela forma como decorreram as mudanças e pelas atitudes da família e da escola. Neste sentido, os resultados apontam para a necessidade de uma intervenção atempada e conjunta por parte da escola e da família, de modo a facilitar o processo de inclusão escolar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMoreira, V., Madureira, I. (2017) Perturbação do Espetro do Autismo: o percurso escolar na voz das crianças in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (55-72) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.issn978-989-8912-00-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12004
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectPerceçãopt_PT
dc.subjectPercurso escolarpt_PT
dc.titlePerturbação do Espetro do Autismo: o percurso escolar na voz das criançaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage72pt_PT
oaire.citation.startPage55pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNameMadureira
person.givenNameIsabel
person.identifier.orcid0000-0003-0739-3276
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationff049a8a-3df7-4e55-b05e-e278cfdd10fb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryff049a8a-3df7-4e55-b05e-e278cfdd10fb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Perturbação do Espetro do Autismo3oeme_atas.pdf
Size:
195.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections