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Em que medida o recurso à horta como laboratório didático permite ampliar as competências dos alunos?
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Valente, Bianor Antónia Da Cruz | |
| dc.contributor.author | Antunes, Cláudio | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-17T11:16:00Z | |
| dc.date.available | 2025-12-17T11:16:00Z | |
| dc.date.issued | 2025-01-24 | |
| dc.date.submitted | 2024-11-25 | |
| dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino em Português do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e de História Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | |
| dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de História Geografia de Portugal no 2.ºCEB. Na primeira parte, é feita uma descrição sucinta da prática pedagógica realizada durante o estágio, no 1.º e 2.º CEB. Em seguida, é feita uma comparação entre as duas intervenções, de forma ponderada e fundamentada. Na segunda parte do relatório, é apresentado o estudo empírico levado a cabo durante a intervenção em 1.º CEB, numa da turma do 4.º ano de escolaridade, intitulado Em que medida o recurso à horta como laboratório didático permite ampliar as competências dos alunos? Este estudo, em que participaram 24 alunos de uma turma de 4.º ano, com idades compreendidas entre os oito e os nove anos, teve como finalidade a análise da importância da horta escolar para a aprendizagem dos alunos de 1.ºCEB e a relevância das atividades práticas na horta para interdisciplinaridade escolar. Na metodologia, a investigação distingue-se pelo seu caráter misto, de natureza quantitativa e qualitativa, cujos dados foram recolhidos por meio de uma entrevista à professora cooperante, de um questionário aos alunos e das produções dos alunos. A investigação, de natureza mista, incluiu uma entrevista à professora cooperante, questionários aos alunos e a análise das suas produções. Os resultados indicam que a horta escolar é um recurso didático valioso, que permite desenvolver competências em várias áreas curriculares, como Matemática, Português, Estudo do Meio e Expressão Artística. As atividades práticas realizadas na horta também favorecem o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e ambientais, promovendo a colaboração, a responsabilidade e a educação para a sustentabilidade. | por |
| dc.description.abstract | This report is part of the Supervised Teaching Practice II (PES II) course unit, within the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and History and Geography of Portugal in the 2nd CEB. The first part provides a succinct description of the pedagogical practice carried out during the internship in both the 1st and 2nd CEB. Subsequently, a comparison is made between the two interventions, reflecting a thoughtful and well-founded analysis. The second part of the report presents the empirical study conducted during the intervention in the 1st CEB with a 4th-grade class, entitled To what extent does using the school garden as a didactic laboratory enhance students’ skills? This study, involving 24 students aged eight to nine years, aimed to analyze the importance of the school garden for the learning process of 1st CEB students and the relevance of practical garden-based activities for interdisciplinary education. The methodology is characterized by its mixed approach, combining quantitative and qualitative methods. Data were collected through an interview with the cooperating teacher, a questionnaire for the students, and the analysis of students' work. The findings indicate that the school garden is a valuable educational resource, fostering the development of skills across various curricular areas such as Mathematics, Portuguese, Environmental Studies, and Artistic Expression. Practical activities in the garden also contribute to the development of social, emotional, and environmental skills, promoting collaboration, responsibility, and education for sustainability. | eng |
| dc.identifier.citation | Antunes, C. (2025). Em que medida o recurso à horta como laboratório didático permite ampliar as competências dos alunos? [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22341 | |
| dc.identifier.tid | 204056446 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/22341 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | Horta escolar | |
| dc.subject | Contato com a natureza | |
| dc.subject | Interdisciplinaridade | |
| dc.subject | Atividades práticas | |
| dc.subject | Estudo em 1ºCEB | |
| dc.subject | School garden | |
| dc.subject | Nature contact | |
| dc.subject | Interdisciplinarity | |
| dc.subject | Practical activities | |
| dc.subject | 1st CEB study | |
| dc.title | Em que medida o recurso à horta como laboratório didático permite ampliar as competências dos alunos? | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestre em Ensino em Português do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e de História Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
