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Lógicas de acção na gestão intermédia das escolas : o caso do departamento curricular das expressões
dc.contributor.author | Vitorino, Ana Paula Vicente | |
dc.date.accessioned | 2012-03-30T09:53:04Z | |
dc.date.available | 2012-03-30T09:53:04Z | |
dc.date.issued | 2012-02 | |
dc.description.abstract | O tema da investigação prende-se com a gestão intermédia das escolas, especificamente, o departamento curricular de expressões (DCEXP). Este estudo analisa as mudanças provocadas pelo novo modelo de estrutura intermédia estabelecido pelo DL nº 75/2008, de 22 de Abril, tendo em conta os vários modelos de agrupamento de escolas vigentes no actual sistema educativo. Procurou-se conhecer a perspectiva de directores, coordenadores de departamento de expressões e professores do mesmo departamento sobre os processos organizacionais e as lógicas de acção desenvolvidas. Para consolidar as múltiplas interrogações e o trajecto final assentar numa reflexão solidamente construída, o corpus teórico envolveu duas grandes temáticas: abordagem da escola como organização e o seu desenvolvimento no sistema educativo português. Em termos metodológicos, optou-se por um estudo qualitativo, com características exploratórias e descritivas. Para a recolha de dados, seleccionámos três agrupamentos de escolas de três concelhos limítrofes ao distrito de Lisboa (um agrupamento vertical, um agrupamento horizontal e um mega agrupamento). Os sujeitos participantes de cada agrupamento foram os directores, os coordenadores do departamento curricular de expressões, um professor do mesmo departamento com muita experiência profissional e um com menos experiência. Realizaram-se doze entrevistas semi-estruturadas, constituídas por um conjunto de questões formuladas a partir dos objectivos e organizadas em temas. Para analisar os dados, utilizámos a técnica de análise de conteúdo. A análise das representações dos diversos grupos de entrevistados permitiu vislumbrar que, apesar da aceitação das mudanças estabelecidas pelos normativos vigentes, as lógicas de acção mantêm-se centradas nas disciplinas de forma fragmentada, dificultando processos colaborativos interdisciplinares. A insatisfação em relação ao actual modelo é consensual em todos os grupos de entrevistados tendo presente a sua complexidade que resulta de aspectos relacionados com a sua dimensão e multidisciplinaridade. No entanto, também vislumbrámos aspectos potenciadores do DCEXP que o valorizam na organização escolar e no processo educativo dos alunos. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/1373 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Organização educacional | por |
dc.subject | Agrupamento de escolas | por |
dc.subject | Gestão intermédia | por |
dc.subject | Departamentos curriculares | por |
dc.subject | Departamento de expressões | por |
dc.subject | Educational organization | por |
dc.subject | School groupings | por |
dc.subject | Intermediate management | por |
dc.subject | Curricular department | por |
dc.subject | Department of expressions | por |
dc.title | Lógicas de acção na gestão intermédia das escolas : o caso do departamento curricular das expressões | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
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