Publication
Tchau: cartografia emocional de uma perda
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | |
dc.contributor.advisor | Sapinho, Joaquim | |
dc.contributor.author | Martins, André Salgueiro | |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T15:06:49Z | |
dc.date.available | 2025-02-11T15:06:49Z | |
dc.date.issued | 2025-02-10 | |
dc.description | Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico – especialização em Dramaturgia e Realização | |
dc.description.abstract | Este trabalho visa expor o processo de preparação e desenvolvimento de um projeto cinematográfico curto baseado numa experiência de perda testemunhada de forma próxima – a morte de uma criança e o seu efeito sobre a mãe. Além do arquivo de registo pessoal e do trabalho de investigação levado a cabo durante a fase de estudo académico, o projecto procurou também acomodar-se a um contexto teórico-prático, de forma a beneficiar de uma constelação circunscrita de referências e a facilitar a aproximação ao espectador. Partindo da análise de arquétipos do devir da maioridade - coming of age - como Bambi, (1942) e cruzando com a ensaística político-urbanística de Mark Fisher e a crítica antropológica de Marc Augé, estrutura-se o enquadramento teórico do projecto; enquanto o enquadramento prático se foca na pulsão do registo visual da memória, e as formas como esta pode ser cinematicamente representada, auxiliado de de três filmes de John Ford que recorrem à utilização de flashbacks na transição entre tempos presente e passado. Fazendo uso das ferramentas e fases clássicas da preparação de um filme – investigação/preparação, construção de personagens e escrita de guião, seleção de elenco, ensaio, avistamento/repérage e testes/ensaios – é possível simular e prever a produção de um conjunto de imagens narrativas sobre um corpo-sujeito, as suas sensações e emoções num determinado lugar e tempo, e o papel da memória na construção da dramaturgia e mise-en-scène transmissores dessa mesma história. A pertinência deste trabalho e a sua apresentação prende-se com a possibilidade de testar os limites/fronteiras tanto da experiência vivida como da testemunhada, da representação de um outro que perde e do olhar de quem observa e medita sobre a perda, entre o documento e a ficção, o que está frente e atrás da câmara, a sua posição relativa e a inversão do olhar. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT - This projects aims to expose the development process of a short cinematic project, based on an experience of loss which was closely witnessed - the death of a child and its effect on the mother. In addition to the archive of personal recordings and the research work that took place during the master’s programme, this project also sought to accommodate a theoretical framework, benefiting from a circumscribed constellation of references that might facilitate the spectator’s engagement. The project’s theoretical-practical framework takes as a starting point the coming-of-age archetypal narratives like the movie Bambi (1942), the political-urban theories of Mark Fisher and Marc Augé’s anthropological critique; while the practical framework focuses on the visual drive of recording memory, and in the ways memory can be cinematically represented, by taking into account three movies by John Ford where the director resorts to flashbacks in the transition between past and present times. Through the classical tools and phases that mark the preparation of a movie/film – research/prep, script, casting, scouting, technical reperage and rehearsals – it is possible to simulate and, to an extent, predict the production of a set of narrative images of a bodysubject, their sensations and emotions in a determinate place and time, and the role played by memory in the construction of dramaturgy and mise-en-scène that compose the story being told. The relevance of this work and its presentation lies in the possibility of testing the limits/boundaries of both lived and witnessed experience, of the representation of an other who goes through loss and the gaze of whom observes and ponders the feeling of loss, between document and fiction, what is in front of the camera and behind it, its relative position and the inversion of the act of looking. | por |
dc.identifier.tid | 203887050 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21420 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Algarve | |
dc.subject | Perda | |
dc.subject | Trash | |
dc.subject | Devir-da-idade | |
dc.subject | Analepse | |
dc.subject | Não-lugar | |
dc.subject | Loss | |
dc.subject | Coming-of-age | |
dc.title | Tchau: cartografia emocional de uma perda | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43 | |
rcaap.rights | openAccess |