Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A apropriação do corpo pela publicidade

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Assistimos a um movimento cada vez mais acentuado de assunção e apropriação do corpo, a um crescente amor do humano por si próprio, caracterizado pelo culto da aparência, da exibição e até da admiração, atribuível não apenas a uma libertação do corpo, mas, como afirma Le Breton, «devido a uma libertação do indivíduo, adquirida através da realização de actividades físicas - ginástica, massagens, musculação, saunas - de dietas, de cirurgias estéticas e até de drogas» (1990, 142)(1) . Assistimos, no fundo, a uma nova gestão da aparência. A publicidade, enquanto elemento do sistema de comunicação social e ampliador sociológico, reflecte, nos seus conteúdos, encenações do corpo humano em que este se transforma em signo, símbolo, discurso dos desejos e aspirações dos consumidores que satisfazem, assim, o desejo voyeurista existente no mais íntimo de cada um(2) . Neste contexto de apropriação e assunção corporal que marca a nossa sociedade, pretende-se refletir sobre o modo como a publicidade veicula, mesmo que implicitamente, os valores subjacentes ao amor pelo corpo e ao cuidado com ele. Um discurso que promete precisamente aquilo que o indivíduo narcisista deseja: ser belo, atraente e popular, algo que se irá manifestar através do consumo dos bens prometidos. (1) Embora existam determinados grupos sociais que demonstram uma certa despreocupação e até displicência em relação ao seu corpo e à sua apresentação pública. (2) Sublinhe-se, no entanto, a tendência “facilitista” com que muitas vezes os publicitários utilizam estes elementos em campanhas nada relacionadas com produtos reservados ao corpo.

Description

Keywords

Publicidade Apropriação do corpo Voyeurismo Moda

Pedagogical Context

Citation

Veríssimo, J. (2008, novembro). A apropriação do corpo pela publicidade. [Comunicação oral]. Ciclo de Conferências de Comunicação, Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, Portugal.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Setúbal