Repository logo
 
Publication

Formação inicial de professores, ciências sociais e transformação social

dc.contributor.authorAlmeida, Diana Sofia Salgueiro
dc.contributor.authorBarroso, Filipa Carvalho
dc.contributor.authorAlves, Inês Filipa Coelho
dc.contributor.authorMarques, Inês da Silva
dc.contributor.authorG Dias, Alfredo
dc.contributor.authorHortas, Maria João
dc.date.accessioned2021-03-12T12:24:24Z
dc.date.available2021-03-12T12:24:24Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA Prática de Ensino Supervisionada (PES) deve ser assumida como um vetor fundamental na conceção e implementação de um plano de estudo de formação inicial de professores, no entanto, pode desempenhar um papel mais abrangente que ultrapasse o simples acompanhamento dos períodos de iniciação à prática docente dos estudantes em formação. No âmbito da PES, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx) poderia ter condições para alargar o âmbito da sua intervenção e, aproximando-se da criação de comunidades aprendentes, reconhecer que a formação dos seus estudantes nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) pode ser uma oportunidade para contribuir para a mudança das práticas de ensino dos professores cooperantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, D., Barroso, F., Alves, I., Marques, I., Dias, A., Hortas, M. J. (2021) Formação inicial de professores, ciências sociais e transformação social. in Ferreira, N. M. & Nunes, C.(Eds.) Diversidades, educação e inclusão. (pp. 71-91) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.092pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.092pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-13-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13082
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2021/e-book_diversidadeseducacao_e_inclusao_3vfc_doi.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.titleFormação inicial de professores, ciências sociais e transformação socialpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage91pt_PT
oaire.citation.startPage71pt_PT
oaire.citation.titleDiversidades, educação e inclusão.pt_PT
person.familyNameGomes Dias
person.familyNameBarroso Hortas
person.givenNameAlfredo
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-idDA1C-B0CA-8A5B
person.identifier.ciencia-id0310-7ED6-E75D
person.identifier.orcid0000-0001-6500-844X
person.identifier.orcid0000-0002-3159-8362
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729
relation.isAuthorOfPublicationdeaa410a-dc1e-4718-81c2-f30f8cc615e0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydeaa410a-dc1e-4718-81c2-f30f8cc615e0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
71_Formação inicial de professores, ciências sociais e transformação sociale-book_diversidadeseducacao_e_inclusao_vfc_doi.pdf
Size:
760.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format