dc.contributor.author | Cardoso, Adriana | |
dc.contributor.author | Costa, Ana | |
dc.contributor.author | Pinto, Mariana Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T13:44:05Z | |
dc.date.available | 2023-12-11T13:44:05Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O Ensino Remoto de Emergência decretado no contexto de Pandemia COVID-19 teve forte impacto nos processos de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino. Focando-se no contexto do Ensino Superior, este capítulo apresenta um estudo com três casos que se centram na implementação de práticas de escrita colaborativa online com recurso a ferramentas gratuitas de partilha. Em concreto, pretende-se demonstrar a forma como diferentes etapas do processo de escrita (planificação, textualização, revisão, edição) e a consciência de géneros textuais podem ser potenciadas com recurso a ferramentas digitais, promovendo dinâmicas de colaboração. A apresentação das estratégias implementadas em sala de aula é complementada pela análise dos produtos e por dados obtidos em inquirição realizada aos/às estudantes sobre as suas experiências de aprendizagem. Os resultados revelam que a escrita em ambiente virtual deve ser promovida mesmo em contexto de ensino presencial, uma vez que oferece mais-valias expressivas relativamente a práticas de escrita colaborativa presenciais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cardoso, A., Costa, A., Pinto, m. o. (2023) Práticas de escrita colaborativa online no ensino superior in Silva, M. J., Branco, N., & Pessoa, A. M. Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal. (123-146) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.171 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-20-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/16687 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation | UIDB/ 00214/2020 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino remoto de emergência | pt_PT |
dc.subject | Escrita académica | pt_PT |
dc.subject | Escrita colaborativa | pt_PT |
dc.subject | Feedback | pt_PT |
dc.subject | UIDB/ 00214/2020 | pt_PT |
dc.title | Práticas de escrita colaborativa online no ensino superior | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 146 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 123 | pt_PT |
oaire.citation.title | Do ensino remoto de emergência à inovação pedagógica em três Escolas Superiores de Educação em Portugal | pt_PT |
person.familyName | Cardoso | |
person.familyName | Oliveira Pinto | |
person.givenName | Adriana | |
person.givenName | Mariana | |
person.identifier.ciencia-id | 9B11-9FC4-C097 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3551-0740 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3077-3202 | |
person.identifier.rid | GZN-2417-2022 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561208400 | |
person.identifier.scopus-author-id | 36460089900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3a2df282-b948-491a-a82c-36146974cb6a | |
relation.isAuthorOfPublication | e153ee11-06d3-4909-a6ba-fdadc87949f1 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e153ee11-06d3-4909-a6ba-fdadc87949f1 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 123_Práticas de escrita colaborativa online no ensino superiorE-book_MJS_vfinal_final.pdf
- Size:
- 1.66 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: