Publication
Da cenografia como laboratório de todas as artes: José Manuel Castanheira
dc.contributor.author | Vasques, Eugénia | |
dc.date.accessioned | 2014-03-18T17:17:34Z | |
dc.date.available | 2014-03-18T17:17:34Z | |
dc.date.issued | 2002 | |
dc.description | Este é o primeiro texto crítico sobre a obra cenográfica de José Manuel Castanheira até 2001. | por |
dc.description.abstract | Depois das experiências iniciáticas da década de 70 (com início “visível” em 1973) e da sua confirmação, nos anos 80, como um dos mais persistentes criadores do post 25 de Abril, a arte cenográfica do arquitecto e designer José Manuel Castanheira (n. em Castelo Branco em 1952, o que é significativo, como se poderá inferir pela sua extrema fidelidade a raízes, lugares e pessoas) foi caracterizada por uma forte geometrização da cena, isto é, pela construção de espaços de modo a evidenciar a associação do volume geométrico com o cenário concebido como arquitectura, como instalação ou como suporte de pintura. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/3377 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.subject | Cenografia portuguesa | por |
dc.subject | José Manuel Castanheira | por |
dc.subject | A noite e o momento | por |
dc.subject | Todos os cómicos acabam com uma canção | por |
dc.subject | Um jeep em segunda mão | por |
dc.subject | À procura do presente | por |
dc.subject | Frida, ou a casa azul | por |
dc.subject | Quem tem medo de Virginia Woolf | por |
dc.subject | San Juan | por |
dc.subject | O cerco de Leninegrado | por |
dc.subject | A voz humana | por |
dc.subject | Fantasma da ópera | por |
dc.subject | Platonov | por |
dc.subject | O jardim das cerejas | por |
dc.subject | Auto da Índia | por |
dc.subject | Lua desconhecida | por |
dc.subject | O avarento | por |
dc.subject | Vassa Geleznova | por |
dc.subject | Memorial do convento | por |
dc.subject | La cruzada de los niños de la calle | por |
dc.subject | El alcalde Zalamea | por |
dc.subject | Rei Lear | por |
dc.subject | As três irmãs | por |
dc.subject | Tio Vânia | por |
dc.subject | A prova | por |
dc.title | Da cenografia como laboratório de todas as artes: José Manuel Castanheira | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |