Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A integração de competências de cidadania democrática em diferentes áreas curriculares do 1.º CEB um estudo com uma turma de 4.º ano

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Marisa Alves 2025_vf.pdf6.68 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório integra-se na Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) do 2.º CEB da Escola Superior de Educação de Lisboa. A investigação apresentada desenvolveu-se a partir da problemática A integração de competências de Cidadania Democrática em diferentes áreas curriculares do 1.º ciclo: um estudo com uma turma de 4.º ano. Este estudo teve como ponto de partida três objetivos: (i) Compreender o papel da cidadania democrática na formação de alunos do 1.º CEB; (ii) Reconhecer o contributo dos professores para a promoção da cidadania democrática no 1.º CEB; e, (iii) Construir propostas de estratégias de integração das competências de cidadania democráticas a partir das áreas curriculares do 1.º CEB. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, recorrendo-se à análise documental de fichas de opinião dos alunos, ao questionário aplicado a docentes do 1.º e 2.º CEB, à entrevista semiestruturada à professora cooperante e a duas entrevistas focais realizadas a um grupo de cinco alunos da turma. Os resultados revelaram que os alunos apresentaram, inicialmente, conceções vagas sobre alguns temas relacionados com a cidadania democrática, ainda que tivessem mostrado alguma noção de valores como os da participação, respeito e preservação ambiental. Verificou-se uma ligeira evolução no reconhecimento destes princípios no fim do período de intervenção. Relativamente aos professores, os dados do questionário evidenciaram dificuldades na implementação prática da cidadania democrática na sala de aula, apontando-se a falta de tempo e formação específica como os principais obstáculos. Por fim, foi elaborado e ilustrado um Guia Prático para Professores Cidadãos, com sugestões de atividades e recursos a serem utilizados para integrar a cidadania democrática de forma transversal no 1.º CEB.
This report is part of the Supervised Teaching Practice II course unit, within the Master’s Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and in Portuguese and History and Geography of Portugal for the 2nd CEB, at Escola Superior de Educação de Lisboa. The research presented here focused on the topic “The integration of Democratic Citizenship skills across different curricular areas in the 1st Cycle: a study with a 4th grade class” and was guided by three main objectives: (i) To understand the role of democratic citizenship in the education of students in the 1st CEB; (ii) To recognize the contribution of teachers to the promotion of democratic citizenship in the 1st CEB; (iii) To develop proposals for strategies to integrate democratic citizenship skills through the curricular areas of the 1st CEB. A qualitative methodology was adopted, involving document analysis of students’ opinion worksheets, a questionnaire administered to teachers of both the 1st and 2nd CEB, a semi-structured interview with the cooperating teacher, and two focus group interviews conducted with a group of five students from the class. The results showed that students initially held vague conceptions regarding some themes related to democratic citizenship, although they demonstrated some awareness of values such as participation, respect, and environmental preservation. A slight improvement was observed in their recognition of these principles by the end of the intervention period. As for the teachers, the questionnaire data revealed difficulties in the practical implementation of democratic citizenship in the classroom, with lack of time and specific training identified as the main obstacles. Finally, a Practical Guide for Citizen Teachers was developed and illustrated, offering activity suggestions and resources aimed at supporting the transversal integration of democratic citizenship in the 1st CEB.

Description

Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Keywords

Competências de cidadania democrática Democracia Direitos humanos Cidadãos 1.º Ciclo do ensino básico Democratic citizenship skills Democracy Human rights Citizens 1st cycle of basic education

Pedagogical Context

Citation

Alves, M. A. C. (2025). A integração de competências de cidadania democrática em diferentes áreas curriculares do 1.º CEB um estudo com uma turma de 4.º ano [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22275

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue